Pagando a conta do táxi

A Johnnie Walker teve uma sacada muito inteligente para incentivar o consumo responsável: doar quilômetros em táxi para seus clientes. Para tal, a marca firmou parceria com empresas administradoras de táxi. No Brasil, com a Central Comum Rádio Táxi.

A Johnnie Walker teve uma sacada muito inteligente para incentivar o consumo responsável: doar quilômetros em táxi para seus clientes. Para tal, a marca firmou parceria com empresas administradoras de táxi. No Brasil, com a Central Comum Rádio Táxi. Iniciada no mês de dezembro do ano passado, por meio da fan page da marca no Facebook, os consumidores têm acesso a uma senha que dá direito a dez quilômetros de corrida para que ele saia da balada e chegue a seu destino com segurança. No total, a Johnnie Walker vai doar mais de 200 mil quilômetros entre dezembro e junho deste ano.

Menos é mais

Burger King e McDonald’s protagonizam a maior rivalidade mundial das cadeias de fast food.
Na Noruega, o Burger King lançou nesta uma ação de marketing promocional bem ousada. Com o objetivo de mostrar ao McDonald’s – e ao mundo inteiro – que tem fãs mais verdadeiros, o BK decidiu distribuir Big Macs de graça a seus seguidores no Facebook.

Os sanduíches são de graça mesmo, mas só são dados sob uma condição: quem ganha os Big Macs é banido da fan page do BK para sempre. Antes da campanha, o BK norueguês tinha cerca de quarenta mil fãs. Hoje, são dez mil. Apesar da perda, a rede acredita que sua nova base de seguidores rende cinco vezes mais engajamento e interação com a marca. A ação promocional inclui ainda a criação de uma segunda fan page, território especial apenas para “fãs verdadeiros” do Whopper.

Fonte: Portal Promoview – www.promoview.com.br – especializado em Marketing Promocional

Como reduzir queixas

Eis aqui um exemplo inteligente de como transformar uma situação negativa em algo positivo para a imagem de seu negócio. A construtora paulistana Kallas (www.kallasnet.com.br) descobriu uma maneira, muito inteligente, de reduzir os incômodos causados nas vizinhanças de suas obras. Durante a construção dos edifícios, ela oferece wi-fi grátis, consertos de pias e demais transtornos advindos da movimentação que uma obra causa ao bairro envolvido. Além disso, seus tapumes são oferecidos aos artistas locais para que ilustrem-nos com pinturas que ajudam a melhorar o visual das construções. Simples e prático, não?

Brasileiro malabarista

Pesquisa realizada pela Nielsen (www.br.nielsen.com), empresa global provedora de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra, no final de 2013, apontou uma leve redução na confiança do brasileiro e uma crescente preocupação com as perspectivas de emprego para este ano. Essas conclusões não impendem, ainda, que o brasileiro consuma, apenas indicam que ele será mais seletivo, equilibrado e só gastará se houver excedentes após a cobertura de suas despesas essenciais. Segundo Olegário Araújo, diretor de atendimento da Nielsen, “o brasileiro está sendo malabarista, lidando com a tensão interna entre o que preservar e o que abrir mão do bem-estar conquistado”.
Fonte: Nielsen

Portas Conectadas

Essa ação bem legal foi criada pela TBWA de Paris em parceria com a SNCF (companhia ferroviária da França). A ideia era conectar cidades europeias, de um jeito diferente, único. Por isso, diversas portas misteriosas foram espalhadas em praças de várias capitais da Europa, chamando a atenção pela curiosidade, afinal, quem não se interessaria por uma porta lá, no meio da praça, que não leva a lugar algum?

As portas, na verdade, escondiam painéis que estavam conectados à outras portas, em outras capitais, mas com uma supresinha extra para quem abrisse, claro! Confira: http://www.youtube.com/watch?v=GGW6Rm437tE

GRANDES NÚMEROS

Brasil Futebol Clube – Para quem acha que o futebol brasileiro anda mal das pernas, financeiramente falando, é claro, basta dar uma olhada em um levantamento feito em 2012 pelo Itaú BBA para verificar as receitas dos maiores times brasileiros.

1º Corinthians

R$ 358 milhões

2º São Paulo

R$ 283 milhões

3º Internacional

R$ 253 milhões

4º Flamengo

R$ 212 milhões

5º Santos

R$ 198 milhões

6º Grêmio

R$ 196 milhões

7º Palmeiras

R$ 183 milhões

8º Atlético-MG

R$ 154 milhões

9º Fluminense

R$ 151 milhões

10º Vasco

R$ 140 milhões

Das equipes da América Latina, o Boca Juniors, da Argentina, é o que mais se aproxima desse grupo, com um faturamento de R$ 128 milhões. Ou seja, o problema não é dinheiro, mas gestão financeira.

Programas de incentivo – O mercado de viagens corporativas está em ascensão no Brasil e tem grande expectativa de crescimento. É o que aponta a projeção da Global Business Travel Association (GBTA). Segundo a pesquisa da organização, o Brasil movimentou US$ 31,1 bilhões com excursões de negócios em 2012 e deve ter crescido cerca de 14% em 2013. A viagem de incentivo, uma das categorias deste mercado, vem sendo cada vez mais procurada por empresas de muitos segmentos. Pense algo a respeito para sua equipe de vendas.

Multicanal – Uma pesquisa recente mostrou que boa parte dos consumidores brasileiros sabe exatamente o que busca e, por isso, se tornou multicanal. Ou seja, realiza suas compras em mais de um ponto de venda. 97% dos consumidores do segmento de Higiene & Beleza, por exemplo, compram em mais de um canal, 55% em três canais diferentes e 16% em mais de quatro locais. Um terço deles (33%) mudam de loja caso não achem o que procuram.

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