Para quem deve ir a nova carteira de clientes?

Neste post mostramos que, muitas vezes, o melhor a se fazer é diminuir a carteira de clientes dos vendedores, eliminando os que não estão recebendo a devida atenção e dando mais tempo para o vendedor cuidar dos clientes ativos.

Porém, depois de fazer a filtragem e tirar alguns clientes de seus vendedores, você acabará criando uma nova carteira. A pergunta, então, é: Para quem entregar essa nova carteira?

Marcelo Caetano e Raul Candeloro, sócios da VendaMais, acreditam que uma boa opção é entregar essa nova carteira para um vendedor recém-contratado, que poderá analisar se é preciso fazer visitas a esses clientes ou simplesmente contactá-los por telefone ou e-mail.

Assim, pode ser que você descubra que esses clientes são pequenos a ponto de não justificar a visita, mas consegue concentrá-los em alguém que poderá vender por telefone. Pronto, resolveu o problema.

Resolvendo as “picuinhas”

gestão de carteira de clientes 2Se você está preocupado em gerar uma animosidade na equipe ao fazer isso, lembre-se de que o real problema é quando você começa a ter números que não fecham e metas não alcançadas. Questões de relacionamento podem ser resolvidas com conversa e orientação.

Mas antes que essa hostilidade comece a acontecer, tome algumas atitudes!

Acostume sua equipe de vendas com a movimentação da carteira. Afinal, ninguém é dono da carteira de clientes – ela não é propriedade do vendedor. Em primeiro lugar, os clientes precisam ser bem atendidos; segundo, precisam gerar rentabilidade para a empresa.

Caetano e Candeloro ressaltam que a experiência da VendaMais em mais de uma centena consultorias comprova que essa simples ação melhora o resultado dos vendedores.

O que você pode esperar

Os especialistas afirmam que, no começo, os vendedores têm uma certa resistência – e é natural que seja assim, afinal, você está mexendo diretamente na base do trabalho deles, e profissionais de venda têm a tendência de abraçar tudo e querer todos os clientes para si – mas, pouco tempo depois da mudança, eles mesmos dirão que sua vida melhorou.

E vai melhorar não apenas por estarem ganhando mais dinheiro, mas porque o dia estará mais organizado e eles conseguirão planejar melhor sua agenda e passar mais tempo com a família, pois estarão trabalhando de maneira calma e equilibrada. Não é isso que todo mundo quer? Teste e verá!

A equipe de vendas tem que se acostumar com o gestor que toma decisões que influenciam tudo. Pode ser que você esteja pensando que não pode fazer nada porque a equipe vai reclamar ou mesmo boicotar, mas é preciso ter pulso firme!

Acostume-se a treinar a equipe e a dizer “gente, nós precisamos nos movimentar, não podemos ficar parados fazendo a mesma coisa. Faz vários anos que estamos seguindo o mesmo modelo”.

“As pessoas ainda continuam fazendo reunião para discutir se alguém vai ficar bravo. Não dá mais…”, pontua Caetano.

Confira neste link o post completo com todas as dicas sobre gestão da carteira de clientes.

Imagens: freepik

Conteúdos Relacionados

7 campanhas que você pode criar agora mesmo para melhorar suas vendas e motivar a equipe comercial

Poucas coisas estimulam tanto a motivação, o engajamento e o aumento de vendas quanto uma campanha de vendas bem pensada, organizada e executada.

Já escrevi anteriormente sobre como organizar uma boa campanha, destacando 13 pontos que você deve considerar (o artigo está disponível aqui). Hoje, quero dar algumas sugestões para estimular sua equipe de vendas com iniciativas rápidas, simples e fáceis de serem implantadas.

Continuar lendo
Rolar para cima