Pare de investir na concorrência

A melhor maneira de perder seu lugar no mercado é continuar investindo na concorrência. Não estranhe! A melhor maneira de perder seu lugar no mercado é continuar investindo na concorrência. Não estranhe! Investimos muito mais na concorrência do que imaginamos. Todo erro que cometemos ou acerto que adiamos é um forte investimento.

Fazemos isso quando falhamos no atendimento, quando deixamos de vender (afinal, não existe venda perdida; aquela que você não fez, alguém fará no seu lugar) e quando não desenvolvemos a melhor estratégia. Toda vez que não investimos corretamente no nosso negócio, estamos investindo indiretamente no concorrente.

Muitos varejistas reclamam do custo de investir no treinamento de seus funcionários e esquecem que não investir em treinamento significa um custo muito maior: o de perder clientes. Outros acham caro investir em propaganda, sem perceber que mais caro é ser esquecido ou menos lembrado pelos clientes.

Em primeiro lugar, investimento não é custo. Um investimento corretamente realizado sempre apresentará retorno. Em segundo lugar, os maiores custos que existem em um negócio não são os que aparecem nas planilhas e balanços, são custos que não passam pelas mãos dos contadores. Os maiores custos de um negócio são os decorrentes de erros estratégicos.

Se você tem alguma dúvida sobre o peso da estratégia, reflita sobre o fato de que, em uma guerra, se a estratégia falha, os soldados morrem. Inúmeros negócios estão morrendo por falta de uma estratégia coerente e atual. Não atualizar suas estratégias significa tornar-se altamente previsível, alvo fácil para ser derrotado pelas estratégias da concorrência.

Tudo que você não está fazendo no seu negócio se torna, automaticamente, um ?espaço em branco? a ser preenchido por seus concorrentes. O cliente que você não encanta, como qualquer pessoa cujas expectativas foram frustradas, vai buscar sua satisfação em outras fontes: seus concorrentes.

Portanto, antes de reclamar de como estão os negócios, aja com sabedoria e pare definitivamente de investir na concorrência.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima