Participação não é arbitrariedade

O sucesso dos empreendimentos está intimamente relacionado à maneira como eles são administrados. O sucesso de nossos empreendimentos está intimamente relacionado à maneira como eles são administrados. Tenho visto projetos com grandes investimentos não decolarem por causa de uma má gestão. É importante a participação de todos, inclusive do proprietário: não podemos nunca abandonar um projeto! É sobre isso que falaremos a seguir.

Muitos empreendedores confundem liberdade com abandono. Dar uma maior liberdade de participação para os funcionários no projeto não significa que você abandonará as ações para sentar numa mesa e assistir a tudo de longe. Muitas vezes o proprietário será elemento-chave: a pessoa que fará a escolha final. Pois o seu empreendimento é inspirado por ele, é sua alma.

A decisão de certos temas exige a participação de profissionais qualificados e informados, e em algumas situações os seus funcionários não terão essas qualidades ou experiência suficientes.

Você estará dirigindo a tudo e a todos, inspirando e conduzindo. Porém, com tato de um coathing (um formador). E, no momento certo de agir, entrará em cena para orientar um colaborador, dar conselhos e fazer as escolhas pertinentes. É preciso estar atento para não intimidar ou ferir a suscetibilidade dos colaboradores, pois isso poderá causar atitudes de descuido ou animosidade deles para o sucesso de seus empreendimentos. Não abuse e nem use chicote, isso é coisa do passado. A era da escravidão já acabou! Se você não tratar os colaboradores com respeito, eles terão essa atitude com os clientes e os atenderão inadequadamente. Eles, por sua vez, silenciosamente irão embora.

O bom administrador é aquele que é admirado e respeitado pelos colaboradores. Admiração e respeito não são sinônimos de medo. Portanto, oriente seu colaborador a participar das decisões de seu trabalho, para apresentar sugestões e para ajudar a empresa a crescer e elevar o volume de vendas. Procure atingir um equilíbrio, exija respeito dos colaboradores, afinal a empresa é sua, mas nunca faça ameaças, grite ou ignore as propostas. Uma boa conversa é a melhor maneira para se aprender e resolver as coisas, e também para não prejudicar a produtividade da empresa.

Uma última dica: premie a participação, incentive as boas atitudes, dê mérito ao atendimento aos clientes. Quem faz uma boa venda merece ser recompensado e prestigiado. Funcionários felizes = clientes bem atendidos. É o óbvio, com certeza trará sucesso.

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