PEACE: 5 passos para uma gestão de vendas de alta performance e produtividade

Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução são os pilares da nova metodologia da RD Station

Por Luís Lourenço

Converso com muitos gestores e gestoras de vendas no meu dia a dia e costumo fazer sempre a mesma pergunta: “O que você faria hoje para dobrar seus resultados?”. As respostas focam, basicamente, em dois pontos: aumentar o volume de leads e oportunidades geradas pelo time de marketing ou aumentar as atividades executadas pelo time de vendas. A pressão está sempre no aumento do trabalho nesses dois times, o que, com frequência, acaba causando muitos desalinhamentos.

Mas não precisamos pensar muito tempo para perceber que nem sempre dobrar o volume de leads é a resposta mais inteligente para dobrar as vendas. Primeiro, porque não é fácil fazer isso de um dia para o outro. Leads qualificados demandam tempo, e existe uma jornada a ser percorrida desde o aprendizado até a consideração de uma solução. Existem formas de “acelerar” essa jornada, aumentando o investimento em anúncios ou outras ações de massa. Mas são iniciativas que vão custar muito mais dinheiro, e que em muitos casos podem trazer clientes pouco preparados para comprar. O custo de aquisição pode ir para as alturas e você não terá o retorno sobre esse investimento.

Podemos trazer esse mesmo olhar crítico para a hipótese de dobrar as atividades do comercial. Fazer o dobro de ligações, e-mails e reuniões não significa o dobro de resultados, por um motivo óbvio: o tempo que os seus vendedores têm diariamente não vai dobrar. Cobrar mais atividades, mais volume, mais, mais e mais, é fomentar a força bruta. Sim, vender envolve motivação, transpiração, atitude… mas, hoje, envolve principalmente inteligência. Trabalhar de forma inteligente gera mais resultados, especialmente em um cenário de alta competitividade e onde os clientes estão muito mais informados.

Por isso, a minha resposta para a pergunta do início do artigo é:

“Para dobrar resultados, os gestores de vendas precisam focar na eficiência e na qualidade de vida do seu time”.

Com base nessa ideia e no histórico de crescimento da RD Station e de seus clientes, nasceu o PEACE, uma metodologia de gestão de vendas de alta performance e produtividade. PEACE é um acrônimo de cinco pilares fundamentais para uma operação de vendas de qualidade: Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução. Foi aplicando cada pilar do PEACE e aprimorando seus processos que a RD conseguiu crescer exponencialmente nos últimos 10 anos, de uma pequena startup para uma empresa que vale quase 2 bilhões de reais. 

Como aplicar o PEACE?

O Processo é o primeiro passo. Muitas lideranças de venda afirmam ter um processo bem definido, mas na verdade a maioria confunde uma lista de tarefas como um processo de vendas. Na etapa de Processo o importante é definir o seu funil de vendas, com as atividades de cada etapa, gatilhos de passagem, mapeamento de motivos de perda e monitoramento do volume de oportunidades. Outra ferramenta fundamental é o desenho do playbook de vendas, um documento que vai ser o guia do seu processo de vendas, com todas as informações completas da operação comercial.

Logo depois vem a etapa de Empoderamento, onde precisamos trabalhar o engajamento do time na execução do processo comercial. De nada adianta desenhar o melhor processo se o time não se sente parte dele e não consegue executar as tarefas com a qualidade esperada. Aqui é importante alinhar expectativas, estruturar treinamentos, entre outras ações.

Com um time estruturado, é a hora da Abordagem, a etapa que vai avaliar o fluxo de contato e interação com seus clientes potenciais, além de aprimorar as técnicas do seu time de vendas. Aqui, a escolha da ferramenta de CRM, a definição de canais de comunicação (email, telefone, WhatsApp, etc.) e utilização de técnicas como o spin selling se unem para estabelecer a melhor forma de abordar um cliente.

>> Exclusivo para assinantes: tudo o que você precisa saber sobre Gestão por Indicadores

A Conversão, quarto pilar, trabalha a previsibilidade dos resultados no momento mais importante do ciclo, que é a concretização da venda. Nessa etapa, você precisa acompanhar as métricas do seu funil, a duração do ciclo de vendas e as taxas de conversão. São informações que te dão a base para tomar decisões ao longo do mês, e não só na reta final, acompanhando o resultado de cada pessoa do seu time no detalhe.

Por fim, fechando o ciclo, temos o pilar Evolução, que busca identificar o que é preciso melhorar na operação. Nesta etapa a análise de dados é muito importante para que possamos identificar gargalos e oportunidades na operação, buscando sempre a maior eficiência em todas as etapas.

Sempre ouvimos que ser um bom vendedor é um dom, mas sabemos que só ter um bom papo hoje não é mais suficiente para alcançar o sucesso nessa área. Um bom profissional de vendas é quem aborda o perfil certo, na hora certa, com a argumentação certa, e que consegue mensurar e evoluir com esses aprendizados. É fácil ganhar um mês ou dois na força bruta, colocando os times nos limites, mas isso não garante um resultado de longo prazo. Quanto mais dados, menos drama: menos atrito entre os times, desenvolvimento constante, resolução de gargalos, mais assertividade e mais resultados.

Para aprender mais sobre o PEACE, a RD Station disponibilizou um curso completo e 100% gratuito sobre a metodologia. São mais de 40 vídeo-aulas e muito material de apoio para você consumir e se aprofundar, no seu tempo. O PEACE é uma metodologia focada em eficiência e produtividade, a base para que você consiga montar processos e times campeões de vendas.

Luís Lourenço é diretor do RD Station CRM.

Conteúdos Relacionados

7 campanhas que você pode criar agora mesmo para melhorar suas vendas e motivar a equipe comercial

Poucas coisas estimulam tanto a motivação, o engajamento e o aumento de vendas quanto uma campanha de vendas bem pensada, organizada e executada.

Já escrevi anteriormente sobre como organizar uma boa campanha, destacando 13 pontos que você deve considerar (o artigo está disponível aqui). Hoje, quero dar algumas sugestões para estimular sua equipe de vendas com iniciativas rápidas, simples e fáceis de serem implantadas.

Continuar lendo
Rolar para cima