Pensamentos de um Samurai Moderno

Você já parou para pensar em quantas vezes deixou alguém falando sozinho, fingiu não ver que lhe pediam ajuda e deixou de atender a algum amigo próximo (ou não tão próximo assim) pelo simples fato de achar que seu problema era maior que o dele ou que seu tempo estava escasso demais para permitir que você o ouvisse? Você já parou para pensar em quantas vezes deixou alguém falando sozinho, fingiu não ver que lhe pediam ajuda e deixou de atender a algum amigo próximo (ou não tão próximo assim) pelo simples fato de achar que seu problema era maior que o dele ou que seu tempo estava escasso demais para permitir que você o ouvisse?

Quantas vezes você pediu que uma criança falasse mais baixo ou parasse de chorar, pois aquele comportamento estava lhe perturbando? Segundo Jorge Kishikawa, autor do livro Shinhagakure ? Pensamentos de um Samurai Moderno, essa forma que a sociedade cultiva de educar suas crianças e ordenar suas prioridades reprime o que cada ser humano tem de melhor.

Para ele, as pessoas nascem com espírito guerreiro e potencial para desenvolver qualquer atividade, mas são tolhidas pelos adultos em seus momentos de criação e liberdade, o que destrói boa parte dessas capacidades. No livro, o mestre sansei fala a respeito do KIR, um método que ensina a olhar nos olhos dos outros e viver o presente, pois os guerreiros não podem se distanciar de uma luta no meio dela; o preço seria a morte.

O trecho do livro apresentado a seguir, mostra um pouquinho da filosofia do autor, quando o tema tratado são as expectativas dos seres humanos. Acompanhe:

?Devemos treinar isentos de expectativas?

Você deve ir ao treino sem saber o que irá acontecer.

Pode acontecer de descobrir coisas novas.

Pode acontecer de não descobrir nada.

E isso poderá durar dias, meses ou anos.

Isso é o caminho…?

Jorge Kishikawa é sansei, médico, colunista do Jornal São Paulo Shimbun e fundador do Instituto Niten. E-mail: [email protected] . Visite: www.niten.org.br Para Saber Mais: Shinhagakure ? Pensamentos de um Samurai Moderno, de Jorge Kishikawa (Conrad Livros).

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima