Pense bem ao fazer o marketing da sua empresa

Fazer marketing é muito mais do que apenas fazer propaganda da sua empresa. O marketing pode ajudar a aumentar suas vendas, mas é preciso ser feito corretamente É inadmissível que ainda existam gestores voltados apenas para dentro das suas organizações, quando o correto é adequá-las às regras do mercado. No atual ambiente empresarial, que é de extrema competição, as organizações não podem deixar de ficar atentas a esses detalhes tão importantes à sua sobrevivência. Nunca é tarde lembrar que o sucesso empresarial advém da total orientação da organização para o mercado (baseada em análises e estudos), em planejamentos, em gestão desses planejamentos, da sintonia que deverá existir entre os departamentos e setores, além das pessoas competentes que estejam comprometidas e motivadas com a sua missão e os seus objetivos.

E o marketing? De que forma pode auxiliar? Como utilizar as suas orientações para posicionar-se, para enfrentar batalhas diárias?

Antes de fazer essa abordagem, é necessário algumas advertências e lembretes importantes para todas as organizações independentemente de tamanho e finalidades:

1. Marketing não faz milagres.
2. Marketing não é propaganda, e propaganda não é a alma do negócio. A propaganda é parte dos instrumentos de marketing.
3. Nem todas as pessoas que se apresentam como profissionais de marketing são ou estão capacitadas. Muitas delas fazem o que chamamos de “auê”, ou seja, fazem apresentações e discursos bonitos sem conhecimento científico. Trabalham na base do empirismo, do “achômetro”. Iludem os imprudentes e fazem das organizações os seus laboratórios experimentais. Por esses detalhes, é fundamental fazer uma pesquisa minuciosa sobre a pessoa a ser contratada (como pessoa física e/ou jurídica).

Feitas essas considerações, passemos então a tratar de marketing na sua essência. Entendemos que marketing não deve ser apenas um departamento. Ou melhor, até pode ser, desde que a organização seja feita de forma coordenada e integrada. No entanto, com os mercados globalizados, a exigência é mais forte para essa coordenação e integração.

Nesse contexto, é evidente que a preocupação ou os esforços de marketing nas organizações estejam voltados, entre outros, para:

» A visão de negócios.
» A ênfase nos processos e no feedback.
» Planejar e administrar estrategicamente, pensando no futuro, mas sem esquecer do presente. Os parâmetros do passado também precisam ser lembrados.
» Desenvolvimento das novas ferramentas para alavancar as vendas e os lucros.
» A ética e o compromisso social.
» A importância da coleta e análise de informações.
» A inovação constante e a mudança adequada e acelerada.
» A transformação das relações entre as pessoas e as mudanças nas formas de poder.
» A busca incessante pela eficiência, eficácia e efetividade.
» Aproveitar as oportunidades de mercado, lembrando sempre de conhecer com profundidade o seu público-alvo e a forma de se comunicar com ele.
» Seus custos e lucros, fazendo sempre uma analogia com os padrões existentes no mercado.
» Elaborar e implementar estratégias, sem perder de vista o foco.
» A consonância com a realidade e o aperfeiçoamento constante.
» A inteligência emocional e o desenvolvimento de habilidades.
» A busca por profissionais especializados que sejam ousados, que tenham uma visão global e que saibam trabalhar em equipe.
» As mudanças e intenções de compras das pessoas e organizações.
» As tendências e megatendências de mercado.
» A necessidade de não só pensar globalmente, mas de agir e interagir localmente.
» O acompanhamento e monitoramento dos movimentos estratégicos da concorrência.
» A evolução e a administração do mix de produtos e serviços.
» As auditorias constantes.
» As evoluções nos modelos e processos de comunicação, venda e distribuição, assim como acontece no comércio eletrônico.
» A fixação de relacionamentos duradouros.
» Conhecimento com bom nível de compreensão e domínio de informática, marketing direto e internet.
» O posicionamento na mente do consumidor.
» A flexibilidade para mudar sempre que for necessário.

Pelo exposto, constata-se a importância e a necessidade de marketing, tanto na área estratégica, quanto nas áreas operacionais de toda e qualquer organização.

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