Perdoar faz bem…

Você já deve ter ouvido, ou quem sabe até ter dito, a seguinte frase: ?Eu perdoei!? O problema é que a grande maioria das pessoas sempre termina essa afirmação com a terrível frase: ?Mas não esqueci!? Você já deve ter ouvido, ou quem sabe até ter dito, a seguinte frase: ?Eu perdoei!? O problema é que a grande maioria das pessoas sempre termina essa afirmação com a terrível frase: ?Mas não esqueci!?

O perdão não é esquecer o fato, porque não podemos tirar nada da mente. Tudo que nos acontece fica registrado em nossa memória como se fôssemos um grande computador.

Existem duas formas de lembrar das coisas:

1. Com ressentimento: as imagens ficam o tempo todo na nossa mente, pensamos em vingança e nos tornamos amargurados e presos ao passado.

2. Sem ressentimento: as imagens vêm à cabeça e pensamos no que aconteceu, mas isso não nos prejudica e não têm mais nenhum significado emocional ou efeito sobre nós.

Perdoar é uma escolha, é tomar uma atitude em nosso favor. Acredito que você já pôde observar que as pessoas que guardam mágoas na vida são amargas. Por que isso acontece?

Li certa vez que um coração ressentido funciona como uma agência de cobrança, dando a entender que a pessoa está sempre pagando por aquilo que acreditamos que ela tenha feito. Quase sempre cobramos juros tão altos que, por mais que a outra pessoa tente saldar a dívida, estará sempre em débito.

Certa vez, uma pessoa me falou que a falta de perdão transforma o coração em pedra. Conheço pessoas que passaram a vida inteira remoendo sentimentos de dez, vinte, trinta anos. Simplesmente pararam de viver por um erro cometido.

Precisamos entender que nos relacionamentos sempre haverá decepções, mágoas e expectativas frustradas. Afinal de contas nos relacionamos com pessoas imperfeitas.

Perdoar é muitas vezes dolorido. Envolve sofrimento. O perdão mexe com o amor e o orgulho. É raro porque é difícil, difícil porque quando você perdoa está dizendo à outra pessoa: ?Você não precisa me recompensar pelo que fez, pelo mal que me causou?. Na verdade, com esta atitude, você está liberando a pessoa e dando um passo em direção a paz de espírito ao invés de fomentar ressentimentos.

Em uma pesquisa realizada em um de nossos cursos, fizemos a seguinte pergunta: Se você tivesse somente mais 24 horas de vida o que você faria?

Foi impressionante e ao mesmo tempo curioso. Cerca de 90% das pessoas responderam que pediriam perdão a alguém.

E você tem alguma mágoa que lhe perturba? Peça perdão, não espere nem mais um minuto. Amanhã poderá ser tarde demais. Saiba que a grande riqueza do mundo está nas pessoas. Saiba também que o grande beneficiado com o perdão será você mesmo em primeiro lugar e em segundo, a pessoa a quem você perdoou.

Olho para a matéria: ?Perdoar é uma escolha, é tomar uma atitude em nosso favor?

Frase: ?Seja embora grande o crime, o perdão é sempre sublime? ? Casemiro de Abreu

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima