Perfil dos freqüentadores de shoppings centers

Estudo realizado pelo Provar faz um diagnóstico do comportamento e das expectativas dos consumidores, além de apontar tendências que indicam aos lojistas caminhos para o fortalecimento de seus negócios Ir ao shopping center é sinônimo de fazer compras? A resposta é sim. Pelo menos para 65,2% dos entrevistados pelos pesquisadores do Provar ? Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração ? FIA ?, durante o estudo ?Comportamento do Consumidor em Shoppings Centers do Município de São Paulo?, realizado em conjunto com a Canal Varejo ? Consultoria em Varejo de Bens e Serviços ? , que acaba de ser divulgado. A pesquisa faz parte do núcleo de estudos sobre o comportamento do consumidor e teve como objetivo investigar quais atributos são mais valorizados pelos freqüentadores de shoppings centers, qual a motivação para freqüentar esses locais e quais são os hábitos de compra dentro desses empreendimentos.

Segundo a pesquisa, 52,6% dos entrevistados costumam ir aos shoppings centers pelo menos uma vez por semana. Desses, 44,8% preferem os finais de semana, enquanto 48,2% costumam ir tanto nos finais de semana quanto durante a semana. Durante a semana, o principal motivo apresentado para ir aos shoppings foi almoçar com colegas de trabalho (24,2%), seguido de fazer compras (23,2%) e utilizar serviços (19,2%). Os resultados indicam que há alteração das necessidades que levam o consumidor a freqüentar o shopping center nos finais de semana. ?Nos dias úteis, a necessidade de realização e de uso de serviços é mais aparente?, explica o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar. ?Já nos finais de semana os resultados indicam que, para mais da metade dos entrevistados, o shopping é um destino de lazer?, complementa.

Outro aspecto investigado no estudo foi a motivação para a escolha do local de compra. Para isso, foram relacionados 16 atributos associados a shopping centers, aos quais foram dadas notas de 0 a 10 pelos entrevistados. O destaque foi o fator segurança, que recebeu nota 9,19. ?Atualmente, os grandes centros urbanos são marcados pela violência?, pondera Felisoni. ?Para o shopping center, a valorização da segurança pode representar uma vantagem competitiva sobre as lojas de rua e também sobre as opções de lazer localizadas fora dos shoppings?, afirma o professor. Na seqüência dos elementos motivadores, figuram fatores como praça de alimentação (9,06) e ambiente agradável (8,95).

Essas são algumas das conclusões obtidas nesse estudo e, para os pesquisadores do Provar, os resultados da pesquisa oferecem aos executivos varejistas mais elementos para implantar estratégias e tomar decisões. ?Os shoppings evoluíram e ocupam, hoje, um espaço social importante nas cidades brasileiras?, diz Felisoni. ?Eles desempenham importante papel na economia como gerador de empregos diretos, com expressiva integração com a comunidade?, confirma o professor. Segundo dados da Abrasce ? Associação Brasileira dos Shopping Centers (2006), o setor reúne 263 empreendimentos e é responsável por 488 mil empregos diretos. Participaram da pesquisa 500 consumidores da cidade de São Paulo, que foram entrevistados em locais de grande fluxo de potenciais compradores, durante o mês de maio. Eles foram escolhidos segundo critérios como sexo, distritos da cidade, considerando representantes de todas as camadas sociais.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site: www.provar.org ou através do telefone: (11) 3894-5007 e do e-mail: [email protected].

FONTE: Fran Press Assessoria de Imprensa

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