Permission Marketing – O que é e como usar

Permission Marketing. Para falar um pouco sobre o tema é interessante entender outro conceito, o de Interruption Marketing, ou marketing de interrupção, numa tradução livre. O marketing de interrupção é aquele que se coloca ao alcance dos nossos olhos e ouvidos todos os dias, desde que levantamos de manhã até quando nos recolhemos. Da caixa de sucrilhos, que tenta nos vender outros produtos, passando pelos outdoors, comerciais na TV e no cinema. Enfim, tudo que tenta interromper em pelo menos alguns nossa atenção em prol da promoção de um produto ou serviço.

No mundo em que vivemos hoje, o Marketing de Interrupção é o recurso mais usado para promoção de produtos e serviços. Ao surgir a Internet, os homens e mulheres de marketing quiseram impor o mesmo modelo (até pelo falta de conhecimento de outro). Resultado: surgiram os banners, uma tentativa (nem sempre bem sucedida) de desviar sua atenção para algo que se quer promover.

Ou seja, um banner não traz nada de novo em relação ao velho marketing praticado há 50 anos.

O conceito praticado pelo Permission Marketing, ou Marketing de Permissão é outro. Ao invés de tentar interromper a atenção de milhares de pessoas, o Marketing de Permissão tenta, como diz seu teórico, Seth Godin, na bíblia “Permission Marketing”, “tornar estranhos em amigos e amigos em
consumidores”

Como funciona?

Como o próprio nome diz, a primeira coisa que você precisa para adotar este tipo de estratégia de marketing é ter a permissão dos internautas que visitam o seu site para enviar-lhes informações sobre produtos e serviços. A melhor forma de conseguir esta permissão é pedir ao seu usuário que cadastre-se no seu site. Ao se cadastrar, o usuário está abrindo um canal direto com você ou sua empresa. Ou seja, está lhe dando a permissão de iniciar um relacionamento duradouro.

O autor de “Permission Marketing” chega a comparar o tipo de relacionamento com o internauta com um namoro. Quando uma pessoa aceita namorar com outra, ela está dando a permissão de você conquistá-la e fazê-la feliz.

O internauta que visita o seu site quer que você envie para ele informações que possam de alguma forma fazê-lo feliz. Ao conquistá-lo, você vai ganhar ainda mais sua confiança. Uma vez conquistada a confiança do internauta, ele poderá, quem sabe, vir a se tornar seu consumidor. A ferramenta usada para a conquista do internauta é o e-mail. O permission marketing pode ser executado com outras ferramentas, mas sem dúvida o e-mail é a ideal. Até porque mesmo quem não tem computador tem um e-mail.

Uma boa forma de conquistar a confiança do visitante do seu site é oferecer-lhe algo em troca de suas informações, como um newsletter. Através de um newsletter, você cria um canal direto com seu consumidor. Um canal que ele mesmo abriu, e pode fechar a qualquer hora. Um canal onde existe a possibilidade de interrupção.

Calcule o retorno da sua campanha

Se você quer iniciar uma campanha on-line séria e que dê retorno, certamente terá que preparar uma estratégia de marketing. Digamos que a estratégia de marketing de seu produto ou serviço passe pela adoção do Permission Marketing.

Se o seu site ainda não havia adotado uma estratégia de permission marketing anteriormente, certamente você não tem perfis cadastrados nem mantém relacionamento com um grupo de usuários. No E-LIFE, newsletter da MUNDI, por exemplo, construímos em dois anos um relacionamento com cerca de 7.000 pessoas, nossos assinantes.

O que fazer então se você não tem os perfis e não dispõe de tempo? Bem, Permission Marketing requer paciência. Você deve tomar duas atitudes. A primeira é criar começar a cadastrar os usuários do seu site e abrir um canal de comunicação com eles, oferecendo-lhes algo em troca das informações pessoais. Você pode até investir numa campanha de Interruption Marketing para trazer os usuários até o seu site, sem vender nada diretamente, mas apenas oferecer a possibilidade de cada internauta criar uma canal de comunicação com você.

Se não houver tempo para esperar o cadastramento de um número razoável de perfis, a segunda medida é adquirir o direito de usar os perfis de outros sites. Ao comercializar seus perfis, sites como BuscaGratis.com.br não fornecem os dados de seus usuários para você (isto seria um crime). Mas comercializa o direito de você utilizar estes perfis.

Os usuários do BuscaGratis.com.br ao se cadastrarem no site, deixaram seu perfil e autorizaram o recebimento de e-mails, desde que atendessem seus interesses, em troca de pontos que podem ser trocados por prêmios. O BuscaGratis comercializa seus perfis. Em média, um perfil custa entre R$
0,30 a 0,50, um valor bem próximo do cobrado pela empresa americana YesMail.

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