Persistir

A persistência sempre vem acompanhada da flexibilidade. Persistir na direção certa é sinal de sabedoria, mas persistir no erro é sintoma de insanidade. Sonhar é, com certeza, uma das características específicas do ser humano. Por isso ele progride, criando culturas, ciências, religiões, filosofias, tecnologias, artes. Para empreender qualquer projeto, são necessárias algumas qualidades internas, que servirão como ingredientes indispensáveis para levar o sonho a diante.

Dependendo do que se pretende realizar, algumas qualidades parecem ser mais relevantes do que outras, uma delas é a persistência. Persistir em um propósito parece ser a condição para evoluir e alcançar os resultados almejados. Somente persistindo é possível fazer ajustes, mudanças e adaptações necessárias, visando o estado desejado.

É sempre muito importante ter bom senso para distinguir a diferença entre persistência e teimosia. A teimosia é continuar quando todas as evidências indicam que o caminho a ser trilhado é outro, completamente diferente. A persistência é a virtude dos empreendedores de ideais, que mesmo diante dos obstáculos conseguem desafiá-los e convertê-los em estímulos para continuar escalando a montanha dos seus sonhos.

A persistência é uma espécie de força que impulsiona a pessoa a continuar agindo por acreditar que o melhor está por vir. Isso acontece porque ela é nutrida pela fé. A fé é a convicção de que o impossível só existe no limite criado pela imaginação da impossibilidade.

O que seria da humanidade sem o exercício da capacidade de persistir? Talvez estivesse vivendo na era das cavernas. Já imaginou como seria sem a virtude da persistência a dedicação de homens e mulheres que investiram (e investem) suas vidas em projetos para melhorar as condições de existência da espécie humana? É graças ao fato de persistir que conseguem ?esperar? anos ininterruptos para descobrir uma vacina para a cura ou o tratamento de determinadas doenças. É graças à capacidade de persistir que os empreendedores mantêm seus negócios prosperando, apesar da existência de crises conjunturais ou estruturais.

A persistência, sendo uma das qualidades dos transformadores de sonhos em realidade, sempre vem acompanhada da flexibilidade, para evitar que se transforme em resistência intransigente diante do dinamismo evolutivo da vida. Persistir na direção certa é sinal de sabedoria, mas persistir no erro é sintoma de insanidade.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima