Pesquisas, novidades e tendências do mercado

Pesquisas, novidades e tendências do mercado Jogo da atitude diante da crise

Já está no mercado um novo jogo empresarial que visa trabalhar, de forma lúdica, situações de crise no ambiente de trabalho. Desenvolvido pela Academia de Marketing, o Action Now se propõe a preparar funcionários para problemas futuros, indicando como planejar e adaptar estratégias de vendas, marketing, planejamento e serviços diante das dificuldades econômicas.

O Action Now está ambientado numa ilha paradisíaca, com constituição e governo próprios. Os participantes são levados a gerenciar as divisões da empresa que receberam com ações na bolsa de valores da ilha. A partir daí, terão de tomar decisões sobre precificação, mix de produto, ações promocionais e canal de vendas, além de analisar a competitividade do mercado e as variáveis externas com o objetivo de valorizar cada vez mais as ações de sua companhia na bolsa de valores. Quem desejar comprar o jogo, deve entrar em contato com a Academia de Marketing, pelo telefone (11) 3849-1448. Então, ela enviará profissionais até sua empresa para ministrarem as situações-problema através de um treinamento. A foto acima demonstra como o jogo foi aplicado na Votorantim.

Você trabalha realmente oito horas por dia?

De cada dez funcionários, nove usam seus computadores de trabalho para fins pessoais, concluiu um estudo do instituto Qualibest. O acesso ao e-mail particular foi a atividade mais comum, citada por 79% dos entrevistados, seguida pelo uso de buscadores (63%), sites de notícias (58%) e internet banking (52%). Até mesmo compras on-line foram detectadas no ambiente de trabalho (42%). A pesquisa ouviu 1.442 trabalhadores de todo o País que possuem acesso a computadores conectados à internet.

Entre os 87% que assumiram fazer uso do recurso para fins não profissionais, 67% admitiram que os aplicativos atrapalham seu rendimento ou, ao menos, não souberam avaliar a questão. Segundo outra pesquisa, comandada pelo CIEE, os estagiários, muitas vezes criticados por sua imaturidade, foram considerados mais fiéis ao trabalho. Apenas 15% dos 5.841 respondentes admitiram utilizar a internet durante a jornada de estágio.

Finanças em alta

No atual cenário de crise, as empresas estão mais preocupadas em reorganizar suas finanças. Ao menos, foi isso que concluiu a pesquisa divulgada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, que contabilizou um aumento de 60% no número de empregos nesse setor em relação a dezembro do ano passado. De acordo com a consultoria, o total de vagas em geral também cresceu. Alguns setores mantiveram-se estáveis, como o comercial (com 14% das vagas existentes), de engenharia (8%), administrativo (7%) e tecnologia da informação (4%).

O levantamento foi realizado em várias capitais e áreas consideradas importantes economicamente para o País, como: São Paulo, Grande São Paulo e Campinas, SP, Rio de Janeiro, RJ, Belo Horizonte, MG, Curitiba, PR, Porto Alegre, RS, e Salvador, BA. Dentre elas, as que mais cresceram foram Porto Alegre (52,38%), Rio de Janeiro (35,81%), Campinas (18,24%) e São Paulo (16,35%).

Banda larga fixa terá 520 milhões de assinantes

Em 2014, 520 milhões de pessoas utilizarão banda larga fixa no mundo, segundo análise da ABI Research. Os especialistas acreditam que a tecnologia deve manter uma taxa de crescimento anual de cerca de 7% nos próximos seis anos.

No Brasil, pesquisa semelhante realizada pela Cisco e IDC contabilizou mais de 10 milhões de conexões com a internet no formato banda larga no primeiro semestre de 2008. Destes, 1,3 milhão são assinantes de conexão móvel. A pesquisa aponta que, em seis anos, o País deve somar 15 milhões de conexões com a internet em alta velocidade.

Aprenda outro idioma através de seu computador

Visando aproximar indivíduos de diferentes nacionalidades por meio da tecnologia, a H2Web, agência de comunicação digital, criou o Web Línguas. Lá, o internauta pode contar com várias ferramentas gratuitas para aprender e aprimorar outro idioma, como: jogos, exercícios, tradutor on-line e até links dos principais jornais escritos na linguagem escolhida. No total, são quatro opções disponíveis: português, inglês, francês e espanhol. A primeira versão do site foi lançada em 2000 e, de lá para cá, mais de 200 mil pessoas já se cadastraram no portal. O endereço eletrônico é www.weblinguas.com.br.

Frase do mês:

?Trabalhamos com o propósito de tornar nossos produtos obsoletos antes que nossos concorrentes o façam?
Bill Gates, fundador da Microsoft

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima