Está acontecendo em diversas indústrias. Não basta ter apenas o melhor produto, o melhor preço ou a melhor promoção para ganhar o cliente. O que o seu cliente precisava ontem não é o que o seu cliente precisa hoje e muito menos amanhã! Uma coisa eu posso garantir a você: seu cliente está em evolução e se você quer que ele continue seu cliente, precisa estar dentro dele para saber onde ele está indo. “Eu acredito que faz parte da natureza das pessoas ser herói. Dê a elas uma chance.? Autor desconhecido.
Prezado Amigo (a),
Em uma tÃpica empresa, um tÃpico vendedor investe menos de 25% do seu tempo cara-a-cara com o seu cliente. As razões para isso acontecer são as mais variadas, a começar pela tradicional desculpa da falta de tempo para fazê-lo até – por incrÃvel que pareça – falta de permissão do próprio gerente de vendas para fazê-lo.
Afinal, em um tÃpico dia dentro de uma tÃpica empresa existe uma série de relatórios para fazer, reuniões de atualização para participar, e-mails para responder, treinamentos de novos produtos para aprender etc que impedem que a empresa coloque o seu vendedor dentro dos seus clientes.
Ok, mas será que essas tantas coisas que o vendedor faz internamente realmente interessam para o cliente ? Qual seria a perda real para a empresa se o vendedor não participasse de alguma dessas atividades ? Qual seria o ganho real para a empresa se o vendedor focasse o seu tempo em conhecer os seus clientes ?
Está acontecendo em diversas indústrias. Não basta ter apenas o melhor produto, o melhor preço ou a melhor promoção para ganhar o cliente. O que o seu cliente precisava ontem não é o que o seu cliente precisa hoje e muito menos amanhã! Uma coisa eu posso garantir a você: todos os mercados estão em evolução nesse exato momento. O seu cliente está em evolução e se você quer que ele continue sendo o seu cliente, você precisa estar dentro dele para saber onde ele está indo.
Os livros de auto-ajuda mataram os filmes de terror. O videogame matou a brincadeira de pião. O avião matou a estrada de ferro. Um final de semana de sol matou o videogame. O despertador do seu celular matou as vendas de pequenos relógios despertadores. E isso tudo aconteceu não devido a promoções, flutuação do dólar e eleições.
Enquanto você está aà desenvolvendo um super novo produto ? que você acredita ser o máximo ? acredite: uma nova tecnologia em um mercado totalmente diferente do seu está nesse exato momento capturando o seu cliente.
Por essa razão, NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE para você conhecer os seus clientes, conhecer de verdade!
Conhecer clientes não significa saber apenas o quanto você vende para ele ou saber quem decide o quê dentro da empresa.
Conhecer clientes significa saber qual é a sua missão, quais são os seus objetivos, as suas estratégias, para onde ele está indo, quais são os seus maiores problemas, os seus desafios e suas motivações. Conhecer clientes significa demonstrar que você se importa com o sucesso dele como empresa, antes, durante e depois da venda.
Às vezes o cliente quer o seu produto, à s vezes o cliente quer algo mais, algo como reconhecimento, amizade, ajuda, serviço – coisas que um ser humano aprecia muito mais do que apenas computadores, carros e roupas.
Mas para entregar isso ao seu cliente, mesmo que você consiga resolver o problema do tempo, você vai precisar resolver mais um detalhe: você vai precisar de pessoas que amam pessoas.
Pessoas que amam pessoas são profissionais que realmente se preocupam com os outros e trabalham todos os dias para o seu sucesso.
Você pode treinar todos os seus funcionários para fazer as perguntas certas e ter as atitudades certas, mas somente aqueles que realmente querem o sucesso dos outros conseguirão fazer esse trabalho.
Cedo ou tarde, o mercado sempre mata as empresas que não se importam de verdade com os seus clientes e com o seu sucesso. Aproveite o inÃcio de um novo ano para aprender essa lição.
As melhores estratégias de negócios para 2003 ? Investir 75% do seu tempo DENTRO dos seus clientes e se cercar apenas de pessoas que amam pessoas.. Nada menos que isso interessa.
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês?