Planejamento Estratégico Pessoal (Parte III)

Assim como as empresas fazem planejamento estratégico, as pessoas também deveriam fazer. Planeje-se e aumente suas chances de atingir o sucesso. Clique aqui e confira a parte II deste artigo, que foi publicada na semana passada e que fala dos seis primeiros Ps desenvolvidos por Francisco Alberto Madia de Souza.

7. Price

O preço é absoluto, mas o valor é sempre relativo. O preço é um atributo típico dos produtos que têm sido comoditizados ao longo do tempo. Olhe ao seu redor e analise produtos similares de diferentes marcas das mais variadas empresas.

Analogamente, todos nós, tomados como produtos no mercado de trabalho, também nos assemelhamos. Nossas competências técnicas são muito próximas, posto que são ensinadas nas mesmas escolas, com metodologias parecidas e mesmos livros didáticos. O que outrora fora um diferencial, como o domínio de um segundo idioma ou um título de pós-graduação, hoje representa apenas igualdade de condições junto aos demais profissionais, assim como acontece com produtos.

8. People

A era do conhecimento colocou as pessoas em primeiro lugar, suplantando as máquinas. E a importância das pessoas começa pelo cliente ? essa entidade poderosa dotada da propriedade de fazer uma companhia prosperar ou capitular.

No entanto, há um cliente específico, igualmente significativo, cuja relevância precede a anterior. Trata-se do cliente interno, formado pelos parceiros de trabalho, seja qual for o ambiente. São eles os seus colegas de trabalho, de todos os níveis hierárquicos, e os demais alunos matriculados no seu curso universitário, ao lado de todo o corpo docente.

O instrumento utilizado nesse processo de evolução das relações internas atende pelo nome de endomarketing. É através das pessoas que você poderá colher impressões reais a seu respeito, tencionando praticar o kaizen ou aprimoramento contínuo. Um dos melhores expedientes de coleta de informações é um questionário para levantamento de pontos fortes e fracos. Experimente aplicá-lo junto a pessoas de seu relacionamento que, mais que amigas, sejam justas e dispostas a auxiliar você na busca pelo autoconhecimento.

9. Providers

Fornecedores já foram tidos como uma espécie de ?mal necessário?. Foram tempos em que os monopólios reinavam absolutos nos impondo preços, prazos e condições. A tecnologia, a profusão e difusão das inovações, a expansão dos mercados, enfim, as novas relações de consumo alteraram o perfil dos providers. E, por decorrência do exposto na variável anterior, o endomarketing o tornou cliente e fornecedor ao mesmo tempo.

A partir de temas já abordados, contrate um especialista para desenvolver seu website, em vez de aprender recursos de programação apenas para essa finalidade. Confeccione seus cartões de visita em uma gráfica, em vez de produzi-los artesanalmente em sua impressora. Abrace o profissionalismo como lema, pois cada decisão, por menor que seja, impacta sua imagem. Ao contratar esses novos parceiros, certifique-se de que eles trabalham em sintonia com seus valores e podem atender suas demandas dentro de condições favoráveis.

E, por fim, no papel de fornecedor, considere a possibilidade de trabalhar no sistema home Office, ou seja, a partir de um escritório estruturado em sua própria residência. Essa pode ser uma alternativa secundária para uma atividade suplementar que, com o tempo, pode assumir o posto de principal. E tenha consigo a recomendação de que para ter sucesso nessa iniciativa, é preciso mais que infra-estrutura. Preparo, organização e disciplina são quesitos fundamentais.

10. Post-place

A primeira venda não é a mais difícil de ser realizada. É a segunda, porque sinaliza fidelidade. Esse conceito vale para produtos, para serviços, para sua imagem e para a atividade que desempenhar. Você pode chamá-lo de aftermarketing, porque vem depois da venda.

Costumo dizer que nós somos maus amantes, porque costumamos lutar por nossas conquistas e desmerecê-las logo em seguida, tão logo seja superado o sabor do desafio.

Por isso, aprenda a agradecer. Cultive o hábito de jamais deixar alguém sem resposta, ainda que ela seja negativa ou inconclusa. Retorne telefonemas recebidos, recados remetidos, mensagens postadas. Cumprimente com cordialidade as pessoas que encontrar, mesmo que acidentalmente. Isso vale para o frentista, o ascensorista, o operador de caixa.

Coloque-se disponível às pessoas. Evite criar barreiras, forjar obstáculos, tornar-se inacessível ? como se isso fosse torná-lo mais importante, desejado ou respeitado. O mundo anda carente de alegrias e basta uma delas para combater muitas tristezas. A gratidão e a benevolência não trazem a felicidade, mas ajudam a assegurá-la.

11. Protection

Esteja atento a assuntos relacionados à proteção legal. Primeiro, para resguardar a si mesmo e a sua imagem. Segundo, para evitar o inverso, ou seja, que você invada a privacidade alheia, cometa um plágio ou ultrapasse a linha tênue que muitas vezes separa o plausível do inaceitável.

Procure patentear sua marca pessoal, caso crie uma. Registre seu domínio www. Conheça o código de ética da sua categoria profissional e estude o código de conduta da sua empresa. Leia e aprenda a interpretar o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal.

12. Percognitiom

A última variável das ferramentas para edificação de seu planejamento estratégico pessoal é um neologismo em inglês que representa uma seqüência de ações capazes de referendar os passos anteriores: percepção, reconhecimento, reputação, imagem e marca.

Depois disso, todo o planejamento só poderá ser qualificado como válido se houver a percepção de suas qualidades e atributos. Uma vez percebido que você seja reconhecido e reputado positivamente, ocorrerá a experimentação, representada pelas oportunidades de interação que conduzem à convivência, refletindo uma imagem sólida que se incorpore à sua marca pessoal.

O percognitiom é fruto de um processo de diferenciação capaz de o tornar dotado de características únicas e indissociáveis, suficientes para conquistar o respeito, a admiração e a confiança das pessoas em seus corações e mentes.

Lembre-se de que o hoje é a vitória sobre o você de ontem e a preparação para o seu amanhã. Falhar em planejar é planejar falhar.

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