Planejando sua carreira

Fazer um bom planejamento antes de dar um próximo passo na sua carreira pode ajudá-lo a alcançar o sucesso em vendas. Pense nisso! Como na história de Alice no País das Maravilhas, enquanto ela se encontra perdida e vai buscar a ajuda do gato, esse diz a ela: ?Se você não sabe para onde ir, então tanto faz o caminho a ser seguido!?

Essa é uma verdade. Enquanto não se define o que se quer e a que direção seguirá a sua carreira, você não chegará a lugar nenhum. Parece simples, quando nos conhecemos e sabemos o que nos motiva, porém, para muitos, decidir o que se quer pode ser especialmente difícil.

Realmente, é necessário coragem para enfrentar seu verdadeiro “eu”. Se “somos aquilo que podemos ser”, não devemos nos enganar planejando algo que não estamos preparados para ser. É preciso maturidade para olhar o próprio reflexo e entender o que valorizamos em nossa vida e as reais habilidades que possuímos. Segundo Joel Dutra, ?à medida que a pessoa se conhece e tem uma visão clara de si, ela tende a ser mais madura para encarar desafios e se posicionar de uma forma construtiva em seus trabalhos.?

Comece procurando aquelas lembranças escondidas na memória, aqueles feedbacks que recebeu ao longo da vida, principalmente aqueles que se repetem, por exemplo: “Você é um ótimo negociador? ou “você é hábil para fazer cálculos?. Essas são pistas para descobrir suas habilidades. Entretanto, só isso não basta, você precisa recheá-los com muita informação, o que chamamos de conhecimento. Busque orientação, estude, descubra e desenvolva suas fortalezas, pois só assim você poderá transformá-las em atitudes para que atinja seus objetivos.

Se descobrir que está no caminho errado, não sinta receio em começar de novo. Profissionalmente, devemos estar sempre prontos a mudar, mas sem perder o alvo, o brilho no olhar. Daí a necessidade de não limitar esse planejamento apenas à carreira, mas ampliá-lo para a vida. Começar de novo não é visto pelas empresas como indecisão, mas como busca pela satisfação profissional.

Algumas vezes me perguntam se sou uma pessoa de sorte, costumo dizer que ?sorte é o encontro da preparação com a oportunidade?. As pessoas que estão atentas às situações são chamadas de sortudas, porque as enxergam, se preparam e agarram. Aí, os que não viram ou não estavam preparados dirão que aquela pessoa teve sorte. O melhor mesmo é estar ferramentado para toda oportunidade que possa surgir. Então, poderá dizer: ?Sou sim, uma pessoa de sorte!?.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima