Planeje sua caminhada

Quem já fez ou está fazendo um planejamento de metas de vendas sabe o quanto é trabalhoso.

Quando o Edegar chegou em meu escritório, eu estava concluindo o planejamento de vendas de nossa empresa para o próximo ano. Era visível minha satisfação e ao mesmo tempo meu cansaço.Quem já fez ou quem está fazendo seu planejamento de metas de vendas sabe do que estou falando. É bastante trabalhoso.

O questionamento do Edegar foi inevitável.

– Mas se é tão trabalhoso, será que vale a pena tanto esforço?

Então disse a ele:

– Edegar, imagine que você está caminhando por uma trilha. Você sabe onde quer chegar, que é o final da trilha, mas não tem certeza se está no caminho certo, não tem certeza se o seu estoque de água e mantimentos será suficiente ou se está carregando peso demais. Você não sabe se poderá levar alguém com você e se puder, quantos poderá ou quem deverá levar? Qual deve ser o perfil de quem lhe acompanhará? Quem escolher para realizar esta caminhada com você? E se mais alguém estiver seguindo a mesma trilha e você sabe que não há espaço para muitos? Quem será ou quem serão estas outras pessoas? Será que eles estão preparados tanto quanto você ou mais bem equipados? Que tipo de obstáculos encontraremos? Como reagiremos ao inesperado? Edegar, veja que a caminhada será menos estressante se estivermos melhor preparados e soubermos exatamente onde estamos pisando.

– Sim Gilnei, sei disso, mas o que você está esperando no final desta trilha, vale a pena todo este esforço?

– Claro, Edegar, não tenho a menor dúvida disso, até porque não estou visualizando apenas o “final” da trilha, mas tudo o que posso tirar de proveito durante a viagem.

– Acho que estou entendendo Gilnei o que você quer dizer. O interessante não é correr para chegar ao final e sim tirarmos o máximo de proveito da paisagem, da companhia e dos momentos interessantes desta viagem.

– Isso mesmo meu amigo, é por isso que a chegada tem seu grau de importância, mas não é tudo. É por esse motivo, Edegar, que me preocupo em fazer meu Planejamento da melhor forma possível, para evitar perder tempo com problemas e aproveitar ao máximo cada passo dessa caminhada. Pois bem, realizar vendas é a mesma coisa. É como caminharmos por uma trilha. Quanto mais conhecermos sobre nossa caminhada e melhor a planejarmos, menos estressante será. Todos poderão chegar ao final da trilha (vender), mas a probabilidade de sucesso será maior e o desgaste menor se estiverem bem preparados.

Trabalho e esforço durante a caminhada são inevitáveis já que sabemos que caminhar (vender) é preciso, mas o que fazemos ””””””””””””””””antes”””””””””””””””” (planejamento) é mínimo se comparado ao que estamos evitando.

O Edegar entendeu meu ponto de vista e me perguntou:

– Gilnei, sei que você está cansado, mas você pode ajudar-me com meu planejamento de metas de Vendas?

– É claro que sim, disse a ele. E no mesmo dia iniciamos os preparativos para sua “caminhada”. Mas não é necessário que seja apenas um planejamento de vendas. Você também poderá fazer seu planejamento pessoal, quais conquistas financeiras, promoções na empresa, ampliar a casa, troca de carro e até uma conquista amorosa, por que não?

O importante é sabermos onde queremos chegar e planejarmos bem nossa caminhada. Então, o que está esperando? Faça seus planos e boa caminhada!

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima