Plano de emergĂȘncia

Saiba o que deve conter um plano de emergĂȘncia e saia bem da crise NĂŁo quero parecer pessimista, porĂ©m tenho de avisar (mais uma vez): acho que 2009 serĂĄ um ano complicado em termos econĂŽmicos e, por conseqĂŒĂȘncia, de vendas tambĂ©m. A verdade Ă© que viemos de vĂĄrios anos de crescimento contĂ­nuo. Muita gente quebrou recordes de faturamento, vendeu bastante e ganhou muito dinheiro ? o que Ă© sempre Ăłtimo. O problema Ă© que tambĂ©m cria uma certa complacĂȘncia, um pouco de acomodação e, francamente, uma certa arrogĂąncia de achar que a coisa Ă© mais fĂĄcil que realmente Ă©.

De qualquer maneira, nĂŁo acredito que tenhamos uma recessĂŁo grave e profunda, e sim uma desaceleração sĂ©ria, uma diminuição de atividade que nĂŁo incomodarĂĄ muito quem possuir uma estrutura enxuta e eficiente, mas que pegarĂĄ no contrapĂ© de quem estiver com estruturas inchadas e ineficientes, equipes acomodadas e sem diferenciação da concorrĂȘncia, etc.

Como Ă© melhor prevenir que remediar, recomendo que crie em sua companhia um plano B, de emergĂȘncia, que sĂł serĂĄ usado em caso de ?incĂȘndio? ou ?paradeira? geral na economia.

O plano de emergĂȘncia Ă© genĂ©rico e pode ser adaptado a qualquer empresa. Ele contĂ©m oito passos bem simples e objetivos ? tive de resumir bastante por causa do espaço, mas dĂĄ para entender bem, confira:

1. Baixar custos para manter a margem de lucro e nĂŁo perder agressividade comercial.

2. Repensar canais de vendas a fim de buscar maneiras cada vez mais eficientes de vender e atender clientes. Marketing direto, por exemplo, Ă© ideal para momentos de crise.

3. Otimizar o uso da internet tanto para promover e divulgar a empresa quanto para vender e fazer atendimento e pĂłs-venda.

4. Focar a fidelização de clientes.

5. Fazer marketing de guerrilha, buscando formas diferentes e criativas de se diferenciar, comunicar essa diferença, encontrar novos clientes e vender mais.

6. Usar o endomarketing e campanhas de incentivo para manter elevado o nĂ­vel de engajamento da sua equipe mesmo em tempos difĂ­ceis.

7. Juntar-se a associaçÔes de classe e organizaçÔes governamentais. O Brasil tem sorte de possuir instituiçÔes fortes e ativas como Sebrae, Senac, Sesc, CDL, AssociaçÔes Comerciais e Industriais. Aproveite-as, porque, em momentos difíceis, elas podem ajudar muito. Lembre-se de que ?a união faz a força?.

8. Utilizar a inovação. Quer ser realmente agressivo e proativo para lidar com a crise? EntĂŁo, lance produtos e serviços focados em nichos potencialmente lucrativos ou que, de alguma forma, diminuam os custos dos seus clientes. Quando feitas corretamente, essas inovaçÔes mercadolĂłgicas ajudam a superar a crise com crescimento, posicionando vocĂȘ de maneira proativa para quando esse momento crĂ­tico acabar.

Essa é a lista. Resumidamente, procurei explicar os principais pontos de cada passo. Mas, obviamente, cada um deles demandaria pelo menos uma reunião com sua equipe para listar os principais pontos de importùncia e aplicação dentro da sua própria empresa, atrelado a um cronograma, metas, etc.

Note que Ă© uma lista ?proativa?, pois nĂŁo digo em momento algum ?fique quieto e espere a tempestade passar? simplesmente porque nĂŁo acredito nisso. Sou daqueles que vĂȘem oportunidades, nĂŁo crise. Espero que vocĂȘ tambĂ©m.

Abraço, boas vendas e um excelente Natal para vocĂȘ e sua famĂ­lia!

RaĂșl Candeloro

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