Plano de marketing e negócios ? você ainda vai ter um

Conheça um plano de marketing e negócios e aprenda a aplicá-lo em sua empresa. No Brasil, durante muito tempo em que convivemos com a hiperinflação, planejar era algo difícil, pois a velocidade com que tínhamos de mudar a estratégia ?furava? qualquer plano, por mais elaborado que fosse.

Hoje, após anos de estabilidade econômica, ficou a herança da falta de planejamento, principalmente nas pequenas e médias empresas. Nas nossas consultorias, quando perguntamos aos empresários sobre o Plano de Marketing e Negócios, é comum ouvirmos: ?Plano, que plano??.

O que é um Plano de Marketing e Negócios (PMN)? ? É um documento que formula um plano para comercializar seus produtos e serviços. As estratégias do plano envolvem ações globais, ou seja, toda a empresa. Ele é dividido em partes e pode ser feito antes de empreender o seu negócio, o que é o ideal, e durante, a qualquer tempo e hora. Deve ser semestral ou anual e os objetivos definidos mês a mês (curto, médio e longo prazos).

O PMN tem por base sempre o ano anterior, e caso você não consiga realizar ou implementar as estratégias traçadas, em cada uma delas deve conter as opções de mudança:

1. Realizado ? Sim ( ) Não ( )
2. Adiado ? Motivo? ? Para: data ____ / ____/ ____
3. Ação cancelada: Neste ano ( ) Permanente ( )

Como elaborar um Plano de Marketing e Negócios? ? Marketing basicamente é pesquisa, e negócios são números, portanto comece:

» Realizando uma pesquisa de marketing dentro e fora da empresa. Ouça seus funcionários e clientes. Isso vai fazer com que você utilize melhor seus recursos e vai estimular o espírito de equipe e a colaboração de todos no plano.

» Pense no potencial da sua empresa e nos pontos fracos do seu negócio. Faça uma declaração transparente, demonstre para você mesmo que o modelo é sustentável e identifique onde ele pode falhar.

» Verifique o que você tem hoje ?na prateleira?. Pense no que tentou colocar e não deu certo. Reflita sobre a possibilidade de novos produtos e serviços (sem perder o foco do negócio), veja como está a política de preços.

» Mantenha um olho no seu negócio e o outro nos concorrentes. Procure observar como eles se comportam, como tratam seus clientes, os preços praticados, as promoções, etc. Analise friamente se a sua situação é real e, principalmente, se a sua empresa serve de exemplo.

» Faça suposições e previsões realistas. Quando vamos planejar metas e objetivos de vendas devemos ser ousados, mas deixando uma margem de erro para meses ruins. É preciso levar em conta as sazonalidades e períodos historicamente difíceis. Cada ação de venda deve anteceder uma de marketing.

» Sua equipe de trabalho está enxuta? É suficiente? Para o próximo mês ou ano, penso em aumentar a minha equipe? É comum ter colaboradores eventuais e/ou temporários? Em que época? Coloque essas previsões na planilha de contas. Quais são os potenciais da minha equipe? Quando vou precisar treiná-los? As tarefas estão corretas, cada um sabe o que e como fazer? Como está o espírito de equipe? Meus funcionários e colaboradores conhecem totalmente os produtos e serviços oferecidos pela nossa empresa?

» Você não pode deixar de incluir riscos e oportunidades no seu plano. As oportunidades podem surgir antes, durante ou após a elaboração do plano, depois dessa etapa é só incluí-las. Quanto aos riscos, se não puder eliminá-los, encontre maneiras de amenizá-los ao máximo.

» Transforme todos os itens anteriores em números e faça planilhas. As despesas para garantir o suporte financeiro necessário devem ser calculadas. Segundo o livro Planejamento de Marketing, escrito por Stevens, Loudon, Wrenn e Warren), os métodos mais comuns para a elaboração financeira do plano são as abordagens: percentual sobre a receita de vendas da empresa, ?tudo o que for possível? e tarefa ou objetivo a ser definido.

Elaborar um plano de marketing e negócios pode ser mais fácil do que você imagina. O primeiro pode não sair perfeito mas, como tudo no mundo corporativo, vai ser aprimorado com o tempo. Entretanto, se você quiser acertar ?logo de cara?, existem inúmeras consultorias profissionais que poderão dar a receita para que nunca mais você comece um ano sem o seu PMN!

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