Em tempos de super-redes, velocidade máxima, milhões de gigabytes em circulação, o grande problema continua sendo a comunicação. (desculpem a rima pobre)
Ninguém na empresa sabe o que os outros fazem. O departamento de marketing e vendas na maioria das vezes são tão parecidos quanto braços e pernas do Frankenstein, parecem pertencer a dois seres diferentes. O vendedor que consegue as melhores vendas não conta nada para a equipe, guarda suas técnicas em segredo para não comprometer os resultados e atiçar os concorrentes internos. E nós na empresa passivamente insistimos em fingir que nos comunicamos internamente, mas isso não passa de memorandos e reuniões muita vezes sem objetividade.
Precisamos solicitar aos bons exemplos da nossa empresa para contar como conseguem os melhores resultados. Será que seu pior vendedor sabe o que de melhor pode fazer para vender mais? Será que o seu melhor web design ensina para a equipe qual sua lógica de criação? Na maioria das vezes não, e continuamos vendo os abismos que existem entre os melhores e a outra parte da equipe.
Sei que sempre gostamos de super-heróis, supervendedores e supergerentes, mas hoje é tempo das superequipes, descobrimos que essa é a verdadeira força.
O combustível de informação e de energia das equipes está dentro delas e o fio condutor de tudo isso é a comunicação.
Dica Prática
Explique para seus principais profissionais que eles deverão fazer uma apresentação para o restante da equipe (apenas a equipe do seu departamento) dizendo porque conseguem melhores resultados. Chame sua equipe, sem que saibam o motivo, para uma reunião e apresente para todos o porquê de estarem ali.
Tenho certeza que essa troca de experiência fará muito bem para sua equipe.
*Se você tiver dois profissionais no mesmo nível, convide ambos para a apresentação.
Envie suas dicas de assuntos para serem abordados, críticas e sugestões.