Por que escrever um plano de negócios?

Uma pesquisa realizada com ex-alunos de Administração da Harvard Business School, nos Estados Unidos, concluiu que um plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso. Uma pesquisa realizada com ex-alunos de Administração da Harvard Business School, nos Estados Unidos, concluiu que um plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso. É óbvio que sempre haverá pessoas de sorte, sem um plano, e também aquelas que ganham na loteria! Mas são casos isolados. Segundo o consultor José Carlos Assis Dornelas, autor de Empreendedorismo ? Transformando idéias em negócios (Editora Campus), com um plano de negócios é possível:

    · Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio.
    · Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas.
    · Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário.
    · Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, investidores, capitalistas de risco etc.
    · Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa.
    · Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc.).

Os aspectos-chave que sempre devem ser focados em qualquer plano de negócios são os seguintes: Em que negócios você está? O que você (realmente) vende? Qual é o seu mercado-alvo?

Não existe uma estrutura rígida sobre como deve ser um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um método padrão. Mas, segundo o consultor, qualquer plano deve possuir um mínimo de seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio. Como:

Capa ? Apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios pois é a primeira parte a ser visualizada por quem o lê. Deve apresentar apenas as informações necessárias e pertinentes.

Sumário ? Deve conter o título de cada seção e as páginas. Isso facilita ao leitor encontrar rapidamente o que lhe interessa.

Sumário Executivo ? Contém a síntese das principais informações do plano de negócios. Deve explicitar o objetivo do plano em relação ao público-alvo. Deve ser a última seção a ser escrita, pois depende das outras seções para ser elaborada. Este texto deve ser muito bem escrito, pois fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o plano de negócios.

Análise Estratégica ? Aqui aparecem os rumos da empresa, sua visão e missão, situação atual, possíveis ameaças externas, forças e fraquezas, objetivos e metas de negócio.

Descrição da Empresa ? Apresenta o histórico da empresa, crescimento, faturamento dos últimos anos, razão social, estrutura organizacional, localização, parcerias, certificações de qualidade, serviços terceirizados etc.

Produtos e Serviços ? Como são produzidos, quais recursos são utilizados, fatores tecnológicos, pesquisas, principais clientes atuais etc.

Plano Operacional ? Esta seção deve apresentar as ações que a empresa está planejando para seu processo de produção, indicando o impacto sobre o negócio. Deve conter informações sobre o tempo de produção, por exemplo.

Plano de Recursos Humanos ? Deve ser apresentado o plano para desenvolvimento e treinamento de pessoal. Estas informações estão diretamente relacionadas com a capacidade de crescimento da empresa. Devem ser incluídos o nível educacional e a experiência dos executivos e dos funcionários operacionais.

Análise de Mercado ? Apresenta as informações levantadas sobre como está segmentado o mercado e seu crescimento, as características do consumidor e sua localização, se há sazonalidade e como agir nesse caso, concorrência etc.

Estratégias de Marketing ? Aborda os métodos de comercialização, apresenta os diferenciais do produto/serviço para o cliente, a política de preço, os canais de distribuição e as estratégias de comunicação, bem como as projeções de vendas. Além disso, deve mostrar como a empresa pretende conquistar clientes, manter o interesse deles e aumentar a demanda.

Plano Financeiro ? Descreve, em números, todas as ações planejadas para a empresa e as comprovações, por meio de projeções futuras (quanto necessita de capital, quando e com que propósito). Apresenta também os indicadores financeiros do negócio, o faturamento previsto e o prazo de retorno sobre o investimento inicial.

Anexos ? Traz informações relevantes para o melhor entendimento do plano. Deve incluir o(s) currículo(s) do(s) sócio(s).

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