Por que não? – Ômar Souki

Com ousadia e autoconfiança, você pode transformar desafios em oportunidades.

Ricardo Bellino, autor do livro 3 Minutos para o Sucesso, diz que a pessoa que tem uma mente aberta nunca pensa apenas no “não”, mas no “por que não?”. Ousado, Bellino, aos 21 anos, tornou-se sócio de John Casablancas, dono da Elite, na época a maior agência de modelos do mundo, e implantou uma filial no Brasil. E, em 2003, conseguiu convencer Donald Trump a criar a Villa Trump, o maior complexo de golfe do Brasil.

“Por que não?” é também a filosofia de Luiza Helena Trajano, superintendente do Magazine Luiza, terceira maior rede de eletroeletrônicos do País, com um faturamento anual de dois bilhões de reais. Tanto Bellino quanto Luiza Helena são movidos pelo desafio. Quando Trump disse a Bellino que ele tinha apenas três minutos para lhe vender a idéia, ele pensou: “Isso é tudo que eu preciso”.

Com uma postura impecável e uma fé inabalável em sua capacidade de comunicação, Bellino, conquistou o que desejava.

Luiza Helena começou cedo. Foi em 1964, sete anos após sua fundação, que a pequena loja de presentes de Franca, interior de São Paulo, passou a vender eletrodomésticos. Nessa época, Luiza Helena, com 12 anos idade, começou a trabalhar na loja para ajudar a sua tia Luiza, proprietária do negócio.

Praticamente cresceu dentro da loja e, em 1992, ela assumiu o comando da empresa. Revolucionou a forma de fazer negócios. Atualmente, lidera 352 lojas e possui cinco milhões de clientes. Tem lojas espalhadas por sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Uma das qualidades mais marcantes de Luiza Helena é a fé em si. Ela introduziu em seus colaboradores a crença de que são capazes de vencer todo e qualquer desafio. Sua ousadia é lendária. Em 1992, criou as “Lojas Eletrônicas Luiza”, um projeto pioneiro em que as vendas são feitas por vendedores, mas não há exposição dos produtos. A mercadoria é mostrada através de um terminal de computador. Em 1994, criou a “Liquidação Fantástica”, que atrai milhares de clientes. No primeiro sábado de janeiro, as lojas abrem às 5 horas da manhã e lançam ofertas “fantásticas” para renovação do estoque. Criou um site, líder de vendas, e a “Tia Luiza”, uma vendedora virtual que tira dúvidas e dá conselhos aos clientes. E, uma vez por mês, recebe na sede, em Franca, 90 pessoas, através do projeto “Luiza Tour”. São pequenos empresários e estudantes de Administração e Marketing que passam o dia conhecendo o seu estilo de gestão.

“Por que não?” pode ser a nossa interrogação ao enfrentarmos os “nãos” da vida. Com ousadia e autoconfiança, a exemplo do que fizeram Bellino e Luiza Helena, você e eu, também podemos transformar desafios em oportunidades.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima