Por que os clientes não são fiéis?

Saiba quais fatores estimulam, ou não, a lealdade de seus clientes.

Há um grande interesse sobre a extrema preocupação de gerentes e vendedores com o tal do ?preço baixo?. Mas, hoje, existe muita gente indo bem no mercado, mesmo sem ter de tirar toda a sua margem e vender pelo preço mais baixo. São empresas que se diferenciam agregando valor ao que vendem, prestando serviços, atendendo de forma excepcional, etc.

Ou seja, o preço baixo é apenas um dos componentes de uma grande fórmula. É tolice achar que apenas uma variável fará com que você consiga agradar todos ao mesmo tempo (e preço baixo também significa margem baixa, ou seja, a única maneira de ganhar dinheiro é com giro alto ? e, muitas vezes, esse não é o caso).

Por isso, acho importante analisarmos alguns fatores que estimulam, ou não, a lealdade de seus clientes. Vejamos:

1. Preço
2. Localização
3. Atendimento
4. Moda
5. Costume
6. Benefícios extras
7. Monopólio
8. Marca forte e qualidade
9. Satisfação

Sempre que você for analisar o caso de uma pessoa de sucesso, na área que for ? trabalho, vida, esporte, religião, etc. ?, verá que existiu alguém que ajudou nos momentos críticos, que ficou ao seu lado quando todos foram embora, que lhe estendeu a mão quando o resto do mundo virava a cara. É esse tipo de relacionamento que faz a vida de vendedor valer a pena ? e não só do ponto de vista financeiro. A vida é muito mais agradável quando conseguimos nos rodear de pessoas motivadas e leais, com as quais sabemos que podemos contar sempre que for necessário. Sei que não é possível o tempo inteiro, mas o nosso papel como profissionais de vendas é conseguir criar exatamente esse tipo de relacionamento com o cliente. Com alguns será pelo dinheiro, com outros pela amizade, com outros pelas duas coisas juntas. Essa lealdade, porém, não é conquistada com tapinhas nas costas, cafezinhos e cartões de natal. Ela é duramente conquistada, no dia-a-dia, com pequenos detalhes que nos diferenciam da concorrência.

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