Por que os clientes oferecem resistĂȘncia?

Como disse Tom Hopkins, grande corretor de seguros e consultor de vendas, “as objeçÔes sĂŁo os degraus da escada para o seu sucesso em vendas”. Como disse Tom Hopkins, grande corretor de seguros e consultor de vendas, “as objeçÔes sĂŁo os degraus da escada para o seu sucesso em vendas”. Sendo assim, pode-se concluir facilmente que o NÃO do cliente no momento da negociação Ă© um grande passo que o vendedor dĂĄ rumo ao topo dessa escada – que Ă© VENDER. AliĂĄs, o vendedor que se preza tem a plena consciĂȘncia de que sai de casa todos os dias com um objetivo em mente, o de fechar vendas. Essa Ă© sua principal função, alĂ©m de outras, Ă© claro, que complementam as suas atividades, mas sempre visando atender as necessidades dos clientes e da empresa para a qual trabalha. A sua, serĂĄ conseqĂŒĂȘncia desse trabalho.

Entretanto, como estamos cansados de saber, o NÃO, para muitos vendedores, Ă© um verdadeiro banho de ĂĄgua fria, um chute na canela, porque nĂŁo se prepararam para superar obstĂĄculos; querem vender sem dificuldades. Ou seja, nĂŁo se conscientizaram de que em toda atividade existem dificuldades a serem vencidas, cujas resistĂȘncias sĂŁo proporcionais ao nĂ­vel de preparo de cada pessoa. Portanto, como profissionais de vendas, devemos estar cada vez mais preparados para suavizar as objeçÔes dos clientes, contornando-as com competĂȘncia, segurança e convicção, a fim de obtermos o que realmente almejamos – a venda com qualidade.

EntĂŁo, o que fazer para contornar objeçÔes, a fim de se obter a concordĂąncia do cliente e fechar a venda? É necessĂĄrio que se siga alguns passos, esclarecendo todas as dĂșvidas que possam existir, para que o cliente fique seguro dos benefĂ­cios que estĂĄ obtendo ao optar pelo produto/serviço ofertado.

  1. NĂŁo perca a calma – dĂȘ o mĂĄximo de atenção ao cliente, ouvindo a objeção atĂ© o fim. Para fazer isso com eficiĂȘncia, a regra de ouro Ă© ouvir, ouvir e ouvir o cliente, sem interrompĂȘ-lo, a fim de nĂŁo irritĂĄ-lo, dando a entender que seus pensamentos, suas idĂ©ias, sĂŁo desprezĂ­veis. E, ainda, quanto mais o cliente falar, mais chances se terĂĄ de descobrir os motivos que o estĂŁo levando Ă  verdadeira objeção. Demonstre ao cliente que ele Ă© importante, praticando uma audição ativa, para que ele sinta que vocĂȘ estĂĄ ali para resolver o seu problema com todo o interesse possĂ­vel.
  2. ApĂłie a objeção – significa entender o cliente, compartilhando suas preocupaçÔes, seus problemas, suas necessidades, colocando-se ao lado dele. É diferente de concordar com o cliente. Para tanto, Ă© fundamental que se use palavras capazes de se colocar no lugar do cliente, de fazer uso da empatia. Apoiando a objeção, vocĂȘ nĂŁo sĂł compreende as preocupaçÔes de cada cliente, como tambĂ©m Ă© um sinal de demonstração que se estĂĄ ouvindo com atenção e entendendo o que ele tem a dizer, para que se raciocine e formule a resposta certa, eliminando as resistĂȘncias do cliente. Para se colocar no lugar do cliente, sem dar margem a discussĂŁo ou mal entendidos, deve-se fazer uso de expressĂ”es do tipo “eu entendo…”, “eu compreendo…”, “sinto muito…”; “percebo que…” etc, demonstradas tambĂ©m pelo tom de voz e linguagem corporal, alĂ©m das palavras.
  3. Peça permissĂŁo ao cliente antes de falar – obtendo assim o seu consentimento, alĂ©m de demonstrar sinal de educação e simpatia. Com isso, nĂŁo se interrompe o diĂĄlogo, alĂ©m de valorizar o ser humano, mostrando mais uma vez que se estĂĄ atento o tempo todo ao que o cliente tem a dizer. Faça perguntas para identificar as dĂșvidas existentes.
  4. Responda a objeção – esclareça as dĂșvidas do cliente com respostas claras, objetivas, completas, bastantes seguras e convincentes. Fale apenas o necessĂĄrio para remover a objeção, sem mais complicaçÔes, a fim de nĂŁo despertar outras dĂșvidas, mas sim levar o cliente ao nĂ­vel mĂĄximo de satisfação, para obter a concordĂąncia e o fechamento da venda.
  5. Feche a venda – esclarecidas as dĂșvidas, superadas as objeçÔes, chega-se ao ponto mais alto do processo de vendas – o FECHAMENTO, que Ă© o objetivo de todos os vendedores. Neste momento Ă© fundamental que o vendedor seja decidido, proativo, nĂŁo esperando que o cliente diga: ?eu quero comprar?, pois isso dificilmente acontecerĂĄ. Ele dĂĄ o sinal e cabe a vocĂȘ fechar. Portanto, dado o sinal de compra pelo cliente, nĂŁo hesite:

    a) reforce o sinal;
    b) facilite a compra e nĂŁo complique mais, e
    c) parta para o fechamento.

Para exemplificar uma superação de objeção mal sucedida, relato um caso que presenciei ao assistir a uma palestra de um vendedor sobre um determinado produto. Ele falou muito bem, de forma atĂ© convincente, das caracterĂ­sticas e benefĂ­cios do seu produto. Mas acontece que uma pessoa da platĂ©ia certamente nĂŁo entendeu bem e disse ao profissional que o produto parecia ser bom, porĂ©m era caro. O vendedor, por sua vez, respondeu que concordava que o seu produto era mais caro que os concorrentes, mas era o que existia de melhor no mercado, portanto justificava o preço. Com isso, jogou todo o seu trabalho de argumentação fora. Na realidade, ele deveria apoiar, mas nunca concordar. Ao invĂ©s da concordĂąncia, deveria ter dito: “Entendo a sua preocupação com relação ao preço”. “Por gentileza, posso lhe fazer uma pergunta?”. “O que o leva a pensar que o nosso preço Ă© alto?” EntĂŁo, o cliente iria externar sua dĂșvida, que seria esclarecida por ele, em cima dos pontos fortes, algo que nĂŁo tinha ficado claro, a fim de justificar o preço com base no real valor do produto. É difĂ­cil? NĂŁo. Mas Ă© necessĂĄrio saber lidar com objeçÔes e isso Ă© trabalho para profissionais.

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