Por que vocĂȘ espera resultados diferentes, se faz tudo sempre igual?

Por que vocĂȘ espera resultados diferentes? ?HĂĄ dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem.? Cada vez que leio esse conceito do Kotler, rapidamente tenho a sensação de uma advertĂȘncia. NĂłs, seres humanos, temos uma resistĂȘncia nata a toda e qualquer tipo de mudança, seja em nossas vidas pessoais ou profissionais. Em sua fluidez, o mundo transforma, a cada segundo, muito ou pouco, todos os destinos. Portanto, Ă© preciso estar preparado para proceder a correção de rota sempre que necessĂĄrio.

Entretanto, Ă s vezes, nos esquecemos que existem variĂĄveis tecnolĂłgicas, polĂ­ticas, econĂŽmicas e ambientais que se alternam no decorrer do tempo. Logo, seu projeto de ação, se definido para abranger um longo perĂ­odo, necessitarĂĄ de ajustes freqĂŒentes. E isso jĂĄ Ă© um fato. O controle de atualização de um plano Ă© tĂŁo importante quanto sua confecção inicial. Caso vocĂȘ nĂŁo o adapte Ă  realidade, perderĂĄ a certeza de caminhar no rumo certo. Nesse caso, seguirĂĄ um mapa que o conduzirĂĄ a um local incerto e, talvez, indesejado. Relembre o ensinamento de Kotler: ?A estratĂ©gia vitoriosa do ano anterior pode ser hoje o caminho mais certo para o fracasso.? Afinal, como podemos esperar que as coisas aconteçam de forma diferente, se fazemos tudo sempre igual?

A grande virada ? A diferença entre os ciclos da natureza das empresas e das carreiras Ă© a inexistĂȘncia de uma garantia de recomeço. Sempre haverĂĄ uma nova primavera, visĂ­vel no colorido dos jardins. Mas existirĂĄ uma nova chance para vocĂȘ ou para a sua empresa? Tom Peters aponta a existĂȘncia de um perĂ­odo que ele chama de caos, situado entre o ponto de sucesso mĂĄximo e o ponto que a empresa/profissional ainda tem chances de reverter a situação. Nessa fase, ainda existem recursos financeiros, humanos e tecnolĂłgicos capazes de permitir uma ?virada?.

Talvez o que chamamos de caos seja apenas o que a mente humana ainda nĂŁo pode mensurar nem compreender. O que pretendo dizer com isso? É que na fase do caos, apĂłs o apogeu da corporação, percebe-se que determinadas ordens nĂŁo sĂŁo cumpridas, planos sĂŁo abandonados e prospera alguma desarmonia entre os atores do processo produtivo. Mas Ă© tambĂ©m nesse momento que iniciativas e correçÔes podem alterar a ordem dos acontecimentos no futuro. E, de fato, as estruturas e metas das empresas que buscam a longevidade tĂȘm se modificado rapidamente. Acabou a era dos chefes que, apartados do processo prĂĄtico de trabalho, ignoravam crĂ­ticas e sugestĂ”es e terminavam as reuniĂ”es com o bordĂŁo: ?NĂŁo quero ouvir mais nada. Façam e pronto!?. Hoje, todos podem ser geradores de idĂ©ias e esses geradores devem ser tambĂ©m executores das tarefas. Afinal, idĂ©ias antigas lembram estratĂ©gias velhas, processos velhos e resultados iguais. NĂŁo se pode esperar nada diferente de estratĂ©gias iguais.

A gestĂŁo da mudança ? A correção de problemas e um adequado gerenciamento da mudança tendem a criar uma nova primavera para a empresa e para a carreira. Em uma empresa bem-sucedida, o perĂ­odo entre as mudanças tende a zero. Assim, nossa Ășnica missĂŁo como gestores serĂĄ gerir a mudança. E como se faz isso? Pela gestĂŁo do conhecimento, integrado ao organismo da empresa e da carreira.

Para chegar a resultados novos, Ă© preciso investir em idĂ©ias novas, traçar novas estratĂ©gias e criar processos e operaçÔes diferentes. É preciso pensar e agir diferentemente para ter resultados diferentes. Isso Ă© o que as pessoas chamam de mudanças e transformação, mas eu chamo de reinvenção. Alguns processos de reinvenção inevitavelmente fracassarĂŁo. Mas outros tendem a dar um novo impulso aos negĂłcios e atividades, marcando o inĂ­cio de outro ciclo. E a tendĂȘncia Ă© que os ciclos se tornem cada vez mais curtos. No caso da carreira, nĂŁo espere que outra pessoa encaminhe as etapas necessĂĄrias ao movimento. Conte apenas com vocĂȘ. Cobre de si mesmo. Se vocĂȘ sabe onde estĂĄ e para aonde quer ir, se reconhece o ambiente e definiu um plano concreto de ação, prepare-se agora para reagir Ă  mudança das condiçÔes.

Mude, transforme-se e reinvente-se rapidamente, antes que alguĂ©m faça isso por vocĂȘ. Ou como diria qualquer jogador de futebol: ?Quem nĂŁo faz gol, toma.?

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