Possibilidades – percepções e estratégias para suas inteligências

Nesta edição entrevistamos Virgílio V. Vilela, do site Possibilidades – percepções e estratégias para suas inteligências, um site com sugestões de planos para as pessoas conseguirem atingir suas metas quanto à aprendizagem, memorização, inteligência emocional, comunicação e outros aspectos da inteligência. [ Você está em >>> EZINES >>> ENTREVISTA VENDAMAIS entrevista Virgílio V. Vilela, do site Possibilidades ]

Nesta edição entrevistamos Virgílio V. Vilela, do site Possibilidades – percepções e estratégias para suas inteligências, um site com sugestões de planos para as pessoas conseguirem atingir suas metas quanto à aprendizagem, memorização, inteligência emocional, comunicação e outros aspectos da inteligência. www.possibilidades.com.br

1. Olá, você poderia nos dar uma breve descrição do que é o seu site?
O site Possibilidades tem por objetivo difundir formas de expandir a inteligência das pessoas, formas essas que já existem mas muitos não conhecem. Essencialmente ele contém percepções e estratégias para as pessoas conseguirem algo que queiram relacionado a aprendizagem, memorização, inteligência emocional, comunicação e outros aspectos da inteligência.

2. Como surgiu a idéia de criar o seu site?
Tudo começou com um jornalzinho caseiro, de quatro páginas, que eu fazia no computador. Imprimia algumas cópias, distribuía para colegas de trabalho e pregava em murais. O jornalzinho foi até o número 11, e a primeira versão do site surgiu após o terceiro.

3. Quais são os grandes diferenciais do seu site em relação aos outros?
Creio que os paradigmas em que se baseia o site são diferentes do que em geral se acredita. Por exemplo, o de que somos capazes de influenciar nosso próprio sistema corpo/mente para que ele vá para onde queremos, isto é, segurar melhor nossas próprias rédeas. Também buscamos focar não só o saber, mas também o saber fazer, na forma de roteiros passo a passo, facilitando a aplicação do conteúdo. Trabalhamos também a meta-inteligência, ou seja, a inteligência da inteligência: os modelos mentais que fazemos, a percepção e a estrutura de pensamento. Também assumimos que as pessoas gostam de comprovar o que lêem com base em sua própria experiência, e por isso fornecemos muitos exemplos familiares nas matérias. Recebemos muitos feedbacks aprovando essa abordagem.

4. Porque você escolheu especificamente esta área?
Sempre tive muita curiosidade em conhecer "mistérios", em particular sobre a mente. Também fui impulsionado por algumas dificuldades e conseqüente busca de soluções para melhorar minha qualidade de vida interior. Boa parte das matérias do site foram resultado dessa busca e da vontade de compartilhar o que aprendi com outras pessoas.

5. Há quanto tempo ele está no ar?
Três anos em abril de 2003.

6. Qual a média de acesso dos 3 últimos meses?
Em torno de 700 visitas por dia. Mais de 12.000 pessoas já colocaram o site como favorito nos últimos 2 anos.

7. Qual o perfil dos seus visitantes atuais?
Recebo feedbacks de estudantes, professores, gerentes, practitioners e trainers de PNL, adolescentes. O público-alvo é bem variado.

8. Quem mais poderia se beneficiar usando seu site?
Como usamos pouquíssimo do nosso potencial de seres inteligentes, qualquer pessoa que vislumbre a possibilidade de usar melhor esse potencial vai com certeza se beneficiar do site. Quem estiver cansado e não quiser saber de expandir sua inteligência, em um dado momento, também pode distrair-se com as seções de imagens, humor e lazer, também cheias de possibilidades interessantes.

9. Como você está divulgando seu site?
Os principais são o "Envie esta página para um amigo" e a newsletter de novidades. Às vezes envio contribuições para outros sites e participo de fóruns, o que também traz visitas. Parcerias idem.

10. Quais desses métodos estão dando o maior retorno?
Sempre que é enviada a newsletter a audiência sobe visivelmente. A divulgação "boca-a-boca" do "Envie" também ajuda bastante. Links de outros sites também sempre trazem visitas, na medida da audiência deles. Em maio de 2002, uma indicação em uma newsletter do Venda Mais fez a audiência dar um salto espetacular nos dias seguintes.

11. Quais são seus planos de expansão/crescimento?
No máximo de quinze em quinze dias atualizamos o site com novas matérias e imagens. Temos um novo produto nos planos, minicursos focados em habilidades, com uma metodologia que testamos com grande sucesso no treinamento on-line do site Mapas Mentais (www.mapasmentais.com.br). O primeiro será na área de criatividade, sobre geração de idéias. O segundo deve ser autoconhecimento focado em resultados. Os minicursos são bem práticos e objetivos, e buscam assegurar que os novos conhecimentos serão efetivamente aplicados no dia a dia, ou seja, vão fazer diferença e valer a pena. Só ainda não definimos, por questões financeiras, se os cursos serão disponibilizados on-line gratuitamente. Deve haver também um formato presencial, aqui em Brasília.

12. Quais são as formas de anunciar no seu site?
Temos uma parceria com o portal Clic (www.clic.com.br) para publicidade, em fase de implantação.

13. Quanto custa anunciar?
A tabela é do Clic ? www.clic.com.br

14. Quais são seus maiores parceiros?
Nosso principal parceiro é o Submarino. Citamos e recomendamos livros, e o leitor pode consultá-los mediante um clique.

15. Que outras oportunidades de parceria existem?
Com prazer indicamos sites relacionados aos nossos temas, observados alguns critérios, como qualidade e usabilidade.

16. Como você está financiando seu negócio?
Com recursos pessoais.

17. Que conselhos você daria a alguém que vai montar um site na Internet?
Buscar conteúdos úteis e interessantes para as pessoas, melhor se originais; ter um site com bom visual e bem estruturado; certificar-se da qualidade com rigor e em todos os níveis; implementar ações regulares para dar visibilidade; obter feedback das pessoas para melhor ajustar o site; melhorar sempre, mesmo que um pouco de cada vez; se possível, manter o próprio site, aprendendo a usar os programas e recursos de desenvolvimento.

18. Que dicas você daria para alguém que já tem um site na Internet?
Fazemos sites para as pessoas mais do que para nós mesmos; creio que o mais importante é ter feedback dos navegantes, seja por correio, seja pelas estatísticas de acesso, seja por enquetes. Tendo isso, é usar esses feedbacks para melhorar o site, ficar satisfeito ou… as duas coisas.

19. Que tendências na Internet você acha que vale a pena comentar?
A questão em voga de que os produtos digitais devem ser disponibilizados gratuitamente. Nossos materiais são todos gratuitos, mas acredito que haverá mais e melhores opções para todos quando houver uma cultura de retribuição, o que permitirá maior dedicação dos autores.

20. Cite um livro que você acha que deveria ser leitura obrigatória para quem trabalha com Internet:
Homepage: usabilidade, de Jacob Nielsen e Marie Tahir (Editora Campus). 50 homepages de grandes empresas são analisadas sob o aspecto usabilidade. Contém muitas dicas preciosas e fáceis de se aplicar.

21. Além do seu, quais são seus sites preferidos?
Vou regularmente ao Golfinho, um site de PNL (www.golfinho.com.br). Gosto muito também do site da agência de publicidade DPTO (www.dpto.com.br), mas em geral navego "a serviço".

22. Qual a melhor forma de entrar em contato com vocês?
Por email: [email protected]. Esteja à vontade.
Virgílio Vasconcelos Vilela
Editor e webmaster do site Possibilidades http://www.possibilidades.com.br – percepções e estratégias para suas inteligências


A Entrevista VendaMais é a melhor forma de divulgar seu site entre possíveis clientes, visitantes, anunciantes e investidores. Não perca a chance de aparecer: para saber mais detalhes de como ser entrevistado, mande um e-mail para Patrícia Ragnini

Como participar da e-zine Entrevistas VM?
Para ser entrevistado, é muito simples. Basta responder as 20 perguntas que serão enviadas. A sua entrevista, além da e-zine, será exibida durante uma semana no site VendaMais (2.500 acessos diários únicos). Você poderá colocar um botão para o acesso direto dos interessados ao seu site. Haverá também uma chamada para a matéria na capa do site, que tem mais de 300.000 acessos mensais.

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