Praticidade, agilidade. Conveniência e imediatismo

Stelleo Tolda fala sobre o MercadoLivre e o comércio eletrônico no Brasil O MercadoLivre é o maior site de comércio eletrônico de toda a América Latina e atua no Brasil e em mais 12 países. Milhares de pessoas se encontram diariamente no site para comprar e vender de tudo. A qualquer momento, podemos encontrar no www.mercadolivre.com.br mais de um milhão de anúncios diferentes, ofertados por milhares de vendedores de todo o País.

No MercadoLivre, é possível comprar e vender de tudo: de relógios de luxo a camisas de futebol, de guitarras a cachorros, de espadas samurais a automóveis. Com exceção dos itens de colecionador, os produtos ofertados, na maioria, são novos e comercializados a preço fixo. A cada 26 segundos, uma busca é feita pelo site.

Stelleo Tolda dirige a subsidiária brasileira do MercadoLivre desde sua criação, em 1999. Responsável pelas atividades da companhia no País, suas funções principais são manter e consolidar a liderança do site no mercado brasileiro, coordenando as políticas gerais da corporação com as particularidades do mercado local.

Em entrevista exclusiva à VendaMais, Stelleo fala sobre o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e como esse canal de venda pode ser explorado por vendedores e empresas. Confira!

VendaMais ? Sabemos que nenhum outro setor no Brasil cresce nas proporções do comércio eletrônico. Mas, afinal, como montar um negócio lucrativo na internet? Stelleo Tolda ? É preciso levar em conta que sua loja fica ?aberta? 365 dias por ano, 24 horas por dia. Há uma significativa redução de custos operacionais, o que permite oferecer mais variedade e preços mais baixos (e também maior concorrência); oportunidade de vendas em todo território nacional; maior agilidade na hora de vender e negociar. E a internet está cada vez mais segura, o que tende a impactar nos negócios tradicionais também, uma vez que muitas compras do varejo tradicional podem migrar para o comércio on-line. Além disso, vender pela internet proporciona ao usuário uma visibilidade que ele dificilmente atingiria no varejo comum, sobretudo em pequenos e médios empreendimentos. Um negócio bem-sucedido na web leva em conta os produtos mais aceitos por esse canal, como eletrônicos, áudio, vídeo, acessórios para carros, livros, CDs e DVDs. Mas também explora nichos específicos de mercado e cria comunidades afins ao seu redor. Por exemplo: vender antigüidades e itens raros na web é muito mais fácil do que no varejo comum, justamente pela ampla visibilidade que é possível obter na rede.

O Brasil possui, aproximadamente, 33 milhões de internautas, dos quais 7 milhões já fizeram compras on-line. A estimativa é de que nos próximos cinco anos o número de consumidores virtuais cresça 40%.

VM ? Por meio dos sites de busca, milhões de visitantes são direcionados a determinadas páginas da internet. Qual a importância desse recurso no sucesso dos empreendimentos on-line?
ST ?
Os mecanismos de busca vendem um modelo de divulgação para as empresas, que pode escolher algumas palavras que, quando pesquisadas nos buscadores, exibem links nas primeiras posições da lista dos resultados, visando aumentar o número de cliques para o site e destacá-lo da concorrência. Atualmente, estima-se que 15% do investimento publicitário on-line sejam em links patrocinados. A previsão é de que esse número chegue a 40% em três anos. Os links patrocinados permitem trabalhar campanhas e obter riqueza de informações. O resultado disso é a praticidade de realizar ajustes na administração da verba ao longo do mês, enquanto outras formas de publicidade são mais engessadas.

VM ? Como se comporta e quais são as expectativas do consumidor na era do comércio eletrônico?
ST ?
O consumidor quer, cada vez mais, praticidade, agilidade, conveniência e imediatismo. Com a web, esses atributos foram amplamente potencializados. Atrair a atenção de um consumidor bombardeado de informações e ávido pelas melhores oportunidades é o desafio de quem vende pela web. Por isso é importante se valer de várias táticas para atingi-lo. Diversidade de produtos, entrega ágil, preço, disponibilidade e presença destacada são itens importantes para satisfazer às expectativas do consumidor. Além disso, gerar um boca-a-boca on-line é importante para criar credibilidade e visibilidade por parte de quem vende.

VM ? Qual a importância do layout no comércio eletrônico?
ST ?
É fundamental, uma vez que o consumidor não toca nem experimenta o produto. Boas imagens; uma descrição sucinta, mas completa; disponibilidade em solucionar dúvidas dos possíveis compradores e bom atendimento são imprescindíveis para quem quer ter um canal bem-sucedido de vendas na web. O que o consumidor vai preferir: um anúncio limpo e bem-feito ou um emaranhado de letras coloridas? Com certeza a opção que parecer mais profissional e assertiva para ele.

VM ? O que os vendedores precisam fazer para usufruir das vantagens do comércio eletrônico da melhor forma possível?
ST ?
Os vendedores devem se profissionalizar cada vez mais na web: preparar descrições completas, oferecer mais dados sobre custos e pagamento, mencionar e explicar os custos do envio, oferecer garantia e ter políticas claras de troca. Todas essas dicas proporcionam ao comprador mais tranqüilidade e confiança para adquirir produtos.

VM ? É preciso ser expert em tecnologia para investir no comércio eletrônico?
ST ?
Não é preciso ser expert, mas, como em todo negócio, estudar o meio em que vai começar a vender é de extrema importância. Entender como funciona o comércio eletrônico e como funcionam as políticas de anúncios vendas, trocas e comunicação é fundamental para obter sucesso na internet.

VM ? O MercadoLivre surgiu em 1999. Quais as principais dificuldades enfrentadas desde então?
ST ?
Principalmente educação dos usuários em relação ao funcionamento do comércio eletrônico e percepção das pessoas em relação ao conceito do site. Como somos uma plataforma que permite o encontro de vendedores e compradores, não vendemos nada, e essa percepção ainda hoje é propagada. Além disso, a idéia de que somos um site de leilões ou de objetos usados também persiste. No Brasil, dos 33 milhões de internautas, apenas 7 milhões fazem compras pela web. Portanto, ainda temos como desafio conquistar uma massa de internautas para que se tornem e-consumidores.

VM ? O MercadoLivre superou 1,1 bilhão de dólares em volume de transações. Qual o segredo para chegar a tamanho resultado?
ST ?
Somos uma das empresas que mais investe em marketing on-line e, a cada ano, aumentamos ainda mais esse investimento, a fim de conquistar e fidelizar usuários. Além disso, nosso modelo de negócios é único. Nenhum outro site de comércio eletrônico pratica o consumer-to-consumer (C2C). Em tempos de mídia gerada pelo consumidor e de participação dos usuários na rede, o MercadoLivre concentra, com sucesso, ambas as características. Somos um site feito pelo internauta. Temos um montante de 1,4 milhão de transações mensais, 280 mil vendedores únicos e mais de 800 mil compradores únicos, o que nos coloca como gigantes do comércio eletrônico. Isso sem mencionar as mais de 25 mil pessoas que obtêm toda ou boa parte da renda apenas vendendo no MercadoLivre. Para chegar a esse tamanho, apostamos única e exclusivamente em um componente fundamental: o usuário. E estamos fazendo isso há mais de sete anos.

VM ? Como estabelecer negociações saudáveis e éticas entre vendedores e compradores?
ST ?
O MercadoLivre oferece aos seus usuários o portal de segurança, que tem como objetivo orientar os internautas a navegarem e a adquirirem os produtos oferecidos de forma segura. Uma das orientações dadas aos usuários é que nunca depositem o dinheiro referente à compra do produto em conta corrente em nome de terceiros e que observem as qualificações que o usuário possui no site ? isso indica como ele se porta perante a comunidade e se cumpre seus direitos e deveres. Outro conselho fundamental é o de checar se o endereço do link recebido por e-mail é realmente o do MercadoLivre. Isso porque, ao clicar em um desses links, o usuário pode ser vítima de um spoof, como é conhecido esse tipo de falso e-mail. Apesar de não ter responsabilidade pelos anúncios postados, o MercadoLivre adota alguns procedimentos de verificação e segurança para a proteção dos usuários.

VM ? Mais de 25 mil usuários extraem toda sua renda ou parte dela por meio de suas vendas no site. Como esses vendedores são encarados pelo MercadoLivre?
ST ?
São tratados como empreendedores, e a eles destinamos uma equipe de funcionários para atendê-los. A nossa área comercial é responsável por desenvolvê-los, dar suporte, orientação e recomendar como anunciar, vender e proceder dentro do site. Além disso, monitoramos os melhores vendedores, oferecemos cursos e atendimento diferenciado.

VM ? Quais são as suas cinco dicas para o sucesso no comércio eletrônico?
1. Conquistar a confiança do comprador é indispensável.
2. Não vender somente os produtos ?top de linha? e lançamentos. Os saldos de estoque parado, produtos de consumo e nichos específicos, raridades e antigüidades também são rentáveis e têm público na internet.
3. Não existe a presença física do cliente potencial, por isso o poder de persuasão diminui sensivelmente. Atente-se para a linguagem utilizada.
4. Analise o mercado virtual, que produtos são mais vendidos, quais são as formas de pagamento recomendadas, que prazos são aceitáveis.
5. Diversifique a estratégia de divulgação. Faça uso de sites com presença na rede, invista em marketing on-line e gere o boca-a-boca em torno de seus produtos, serviços e marcas.

Os melhores vendedores
O MercadoLivre chama os melhores e mais ativos vendedores do site de MercadoLíder. Esses usuários estão divididos em três tipos: MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum. Para participar, é preciso cumprir uma série de requisitos, como número de vendas, comissões pagas e porcentagem de qualificações positivas.

Os MercadoLíderes e os MercadoLíderes Gold são identificados no site por meio de medalhas distintivas. Para eles, o MercadoLivre oferece workshops, reuniões individuais com os melhores vendedores e informações exclusivas.

Para conquistar o MercadoLíder Platinum, o vendedor precisa atingir 50 vendas no período de três meses, somar mais de mil pontos conquistados com as transações realizadas pelo site e ter, no mínimo, 98% de qualificações positivas.

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