Praticidade e transparĂȘncia

Praticidade e transparĂȘncia Se eu faço parte de um setor, como ele pode mudar sem mim? Se vocĂȘ jĂĄ se fez essa pergunta, Ă© importante entender definitivamente que um setor nĂŁo sĂł muda sem vocĂȘ como tambĂ©m o neutraliza, caso nĂŁo esteja preparado para as inovaçÔes. Quem faz o alerta Ă© C. K. Prahalad, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em EstratĂ©gia Empresarial e NegĂłcios da Atualidade, Ă© chairman da Praja Inc. e consultor de grandes corporaçÔes, como Oracle, AT&T, Philips, Unilever entre outras.

Os ingredientes sugeridos por Prahalad para os empreendedores que desejam desenvolver um processo de transformação estratégica em suas organizaçÔes são: imaginação, paixão, coragem, humanidade, humildade, intelecto e um pouco de sorte. Para ele, é importante que a empresa se conscientize, antes de tudo, de sua colocação no mercado e de quais são as probabilidades reais de liderar esse setor. ?Muitos não tomam atitude inovadora justamente porque desconhecem seu papel no mercado, acreditam que simplesmente ?atuam? em um nicho imutåvel de comércio?, conta.

Atualmente, vivemos um momento em que os limites entre os setores estĂŁo cada vez mais indefinidos. Essa obscuridade, alĂ©m de dificultar os passos das empresas em relação Ă s suas ĂĄreas de atuação, permite aos que estĂŁo de fora e ?antenados? com o que hĂĄ de novo nos setores de tecnologia e estratĂ©gias de mercado a criação de novos produtos e serviços que atingirĂŁo um pĂșblico-alvo cada vez mais interessado em praticidade e transparĂȘncia. É preciso se perguntar: ?SerĂĄ que o que estou fazendo hoje permitirĂĄ que me atualize no futuro??.

Esse raciocínio requer dråsticas mudanças no comportamento geral das empresas, o que, muitas vezes, é difícil de conseguir. Comumente, no universo administrativo é mais difícil (e incÎmodo) esquecer os métodos antigos que criar novos.

Hoje, as mudanças ocorrem de modo muito mais rĂĄpido que hĂĄ alguns anos. Segundo Prahalad, esse ritmo pode ser Ăștil para paĂ­ses em desenvolvimento como o Brasil, uma vez que eles podem ?saltar? algumas etapas, ou seja, as economias em desenvolvimento tĂȘm a opção de escolher os mĂ©todos jĂĄ criados pelos paĂ­ses desenvolvidos, o que permitiria uma maior agilidade no processo de atualização. Contudo, nĂŁo os impede de lançar e exportar com sucesso seus prĂłprios projetos. Para Prahalad, as melhores estratĂ©gias a serem adotadas para uma empresa se tornar lĂ­der em seu setor sĂŁo:

» Trazer o futuro para o presente e nĂŁo extrapolar o passado ? VocĂȘ pode fazer isso adotando ferramentas tecnolĂłgicas, como softwares de CRM (Customer Relationship Management), para fazer a migração dos antigos sistemas legados e fechados para a nova teia de informaçÔes.

» Descentralizar as informaçÔes ? Compartilhar informaçÔes nĂŁo significa simplesmente que a companhia oferecerĂĄ todos os seus dados a parceiros, clientes e, talvez, a seus concorrentes. É preciso encarar essas açÔes como obtenção de um acesso privilegiado a milhares de informaçÔes outrora inatingĂ­veis.

» Encarar os novos parceiros de negĂłcios e clientes como uma comunidade ? Os clientes devem ser tratados nĂŁo apenas como compradores de produtos, e sim como indivĂ­duos pertencentes a uma comunidade que possui referĂȘncias sociais e que compartilha gostos e opiniĂ”es. Dessa forma, eles podem se tornar extraordinĂĄrios agentes de pesquisa, dando o feedback necessĂĄrio para que as empresas aprimorem seus padrĂ”es e produtos.

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