Pré-venda: o caminho mais rápido até o cliente

Pré-venda vai muito além de uma simples relação comercial. O primeiro passo para uma boa pré-venda é a organização. Na verdade, a organização é o básico nesta linha de trabalho. Ou você é extremamente organizado ou jamais fará um bom trabalho neste aspecto. É um assunto extremamente interessante, já ouvi vários conceitos acerca deste assunto. Muitos se dedicam apenas à pré-venda na parte comercial, e muitas vezes no horário comercial. Pré-venda vai muito além de uma simples relação comercial. O primeiro passo para uma boa pré-venda é a organização. Na verdade, a organização é o básico nesta linha de trabalho. Ou você é extremamente organizado ou jamais fará um bom trabalho neste aspecto. Aqui iremos abordar alguns bons exemplos de pré-venda:

a) O primeiro passo é chegar sempre antes. Para isso sua organização deverá começar com uma boa educação de horários. Manter o hábito de acordar sempre com a mente sadia e corpo descansado para o dia de trabalho. Seria muito bom ter o hábito de caminhar pela manhã cedo. Depois um bom banho e uma boa alimentação. O ideal seria cumprimentar a todos em casa, beijar as crianças e esposa, enfim, amanhecer com muita alegria;

b) Deve estar atualizado com as últimas notícias. Dar uma lida no jornal e, se tiver tempo, dar uma espiadinha no Bom Dia Brasil e quem sabe no Fala Brasil, dois dos bons telejornais de nossa TV brasileira;

c) Logo cedo, na empresa, seria bom dar uma volta pelos setores dela, mesmo naqueles que estão longe de seu interesse. Andar sem compromisso observando sem a intenção de criticar (Neste caso, é fundamental que você conheça todo a empresa. Saiba das normas e suas obrigações). Nunca seja displicente: por onde passar fale com todos, tente manter uma boa relação com os companheiros de trabalho;

d) Antes de começar a labuta verifique o que ficou pendente; você como uma pessoa bem organizada já deverá ter tudo anotado o que deixou para depois. Relacione por prioridades: o que tem urgência e deverá merecer uma atenção singular, principalmente relacionado a horário ou tempo de entrega;

e) Como estamos na época de ir buscar o cliente, então fomente nele um desejo de compra, o próximo passo é relacionar os clientes os quais você irá telefonar. (Neste caso seria interessante dispensar um bom tempo, todo dia pela manhã, para tentar a busca dos clientes que não compram com você há algum tempo: aqueles de há seis meses, um ano ou mais.) Faça isso lembrando a eles as novidades, uma promoção por exemplo, um brinde, uma saudade, com um ´oh lembrei de você ontem, venha nos visitar, nosso cafezinho está mais gostoso!´. Enfim, são muitos os motivos para você ser agradável com o cliente e sempre fazer um novo contato, mesmo com aqueles que estão há muito tempo distantes;

f) Fazer o planejamento do dia, ter como meta a venda para o dia de trabalho. Esta meta pode ser estabelecida por você ou pela a empresa. O objetivo do dia deverá sempre ter como base as metas mensais e anuais de vendas. (Relacione e escreva o que quer vender para cada cliente que irá visitar ou fazer contato por telefone. Cobre isso de você e seja seu gerente);

g) Conhecer a fundo o produto que vende – conhecer significa saber tudo. Se você trabalha com confecções é importante você ser um conhecedor das últimas tendências, para isso existem, além de revistas especializadas, vários ´sites´ na internet e noticiários. A coluna social dos jornais, contudo, é o alicerce disto. Nela, você poderá observar quais os estilos que as pessoas estão usando na sua cidade. Além da badalação. Quem trabalha nas lojas as quais se situam nos bairros considerados nobres ou em grandes shoppings centers é muito importante que você saiba o que está acontecendo no mundo da moda. Fora isso, é fundamental que conheça o material que você está vendendo: tempo de garantia, como deve ser lavado, secado, tipo de sabão que deverá usar para melhor conservar as roupas nas máquinas de lavar, qual o melhor procedimento para lavagem, gramatura do tecido; a empresa que fornece a confecção para sua loja vender, quais as suas características e sua performance no mercado, a que patamar ela está em relação os concorrentes. (Observe se na loja que você trabalha há computador, porque seria muito interessante você conhecer as home-pages das empresas que fornecem materiais para a sua loja). Dependendo da situação, você poderia convidar seu cliente para uma navegada para conhecer melhor a roupa que ele está adquirindo;

Agora, por gentileza meu caro vendedor, tenha muito cuidado com sua higiene. Procure estar perfumado, mas não incendiando a todos com seu perfume. Escove bem os dentes sempre depois das refeições. Esteja sempre com a barba asseada. Mantenha as unhas limpas. Procure manter a roupa de trabalho limpa (Seria interessante ter sempre uma camisa de reserva na empresa para o caso de uma sujeira por acidente). Tenha cuidado com o banheiro da empresa, procure fazer xixi dentro do vaso e não de lado. Verifique depois de usá-lo se deixou limpo para o próximo que vai entrar, etc. Então o que é pré-venda? Nada mais é do que você está atento e procurando indicar qual o caminho que você deverá percorrer para melhor satisfazer seus clientes.

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