Preciso ter mais proatividade

Tenho pouca iniciativa, o que fazer? ?Meu chefe disse que preciso ser mais proativo. Como faço isso na prática?? (leitor optou por não se identificar)

Edivan Silva é palestrante, autor do livro O Poder da Iniciativa e co-autor da obra Gigantes da Motivação.

?Ser proativo é criar, iniciar projetos e conceber novas idéias antes que outros. Na prática, você precisa enxergar o que deve ser feito. Não espere que lhe digam o que fazer, muito menos se acomode no seu local de trabalho. Desenvolva a criatividade e busque novas competências, só assim você conseguirá bons resultados para sua vida pessoal e profissional. Inclua um pouco de experimentação ao seu trabalho e se atente às oportunidades a sua volta. Assuma compromissos consigo mesmo, aceitando maiores responsabilidades. Concentre-se na realização de suas tarefas, estabeleça metas, trabalhe em equipe e utilize o brainstorming (técnica da tempestade cerebral para buscar idéias e sugestões). Pare de inventar desculpas para a falta de criatividade, tenha iniciativa?.

Visite o site: www.edivansilva.com.br

Arlete M. Zagonel Galperin é consultora e instrutora, especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos e diretora da ZHZ Consultores.

?Primeiramente, devemos pensar no significado de proatividade. Ser proativo é se antecipar, ser preventivo e ter iniciativa para buscar novas soluções. Dessa forma, estar sempre atualizado e alerta as mudanças dá início a um comportamento ou competência que busca a melhoria constante. Comece com um programa ativo de leitura em publicação de negócios, como revistas especializadas. Visite sites que possam lhe propiciar conhecimentos em relação ao segmento da empresa que está trabalhando, quais seus desafios e seu nível de competitividade no mercado global. Participe de cursos que vão desde a graduação, passando por pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, pois trazem informações detalhadas e modernas, que servem de base para mudanças e inovações. Converse com profissionais da área de negócios, afinal eles são boas fontes de informações?.

Visite o site: www.zhz.com.br

Envie suas dúvidas para o e-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima