Prêmio Colunistas Promoção Paraná 2002

O III Prêmio Colunistas Promoção Paraná, entregue em janeiro pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, confirma o amadurecimento da área de no media no Paraná. Confira os cases vencedores no Espaço de Marketing, assinado por Silvia Dias. O III Prêmio Colunistas Promoção Paraná, que será entregue em janeiro pela Abracomp – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, confirma o amadurecimento da área de no media no Paraná. O júri, formado por Ericson Straub (revista ABC Design), Ney Alves de Souza (O Estado do Paraná), Carlos Deiró (Deiró Cine/TV), Cláudio Mello (Top Magazine), Sílvia Dias de Souza (Espaço de Mar-keting) e Marcio Ehrlich (Abracomp e Ampro) analisou cases de marketing promocional, campanhas de marketing direto, ações de ponto-de-venda, materiais promocionais, design promocional e embalagens e concedeu prêmios a 12 empresas paranaenses.

Entre os Grandes Prêmios, o destaque ficou para a GreyZest Direct, eleita a Empresa de Marketing Promocional do Ano, para a OpusMúltipla Comunicação Dirigida, escolhida, pelo segundo ano consecutivo, a Empresa de Design do Ano, e para a TIM Celular, que conquistou o Grande Prêmio de Cliente de Marketing Promocional do Ano. Fabiana Freitas, da Master Promo, recebeu o Grande Prêmio de Empresária de Marketing Promocional do Ano, e Marcello Kleinke, da Bridge Marketing Promocional, o de Profissional de Marketing Promocional do Ano.

Na área dos trabalhos, foram concedidos três Grandes Prêmios: Case de Marketing Promocional do Ano, para a promoção ?ArTIMlheiro?, desenvolvida pela Master Promo para TIM Celular; Ação de Marketing Promocional do Ano, para a campanha ?Boas-Vindas Novo Scenic?, criada pela GreyZest para Renault do Brasil; e Design Promocional do Ano, para o ?Perfil Institucional 2001?, produzido pela OpusMúltipla Comunicação Dirigida para O Boticário.

A promoção ArTIMlheiro, na qual um anão desafiava os torcedores nos estádios para defender suas cobranças de pênaltis através do serviço Blah!, bate-papo pelo celular exclusivo da TIM, aconteceu durante os intervalos dos jogos da Copa Sul-Minas, durante três meses. Para participar da brincadeira, o torcedor deveria estar cadastrado no Blah!, e mandar uma mensagem para o anão ArTIMlheiro. Foi a forma que a Master Promo encontrou para gerar aumento de demanda nos então recém-lançados serviços TIMnet. Cerca de 3.000 pessoas participaram da promoção, que teve reforço de mídia na Rádio Transamérica e jornais do Paraná. O resultado foi um aumento de 334% no uso mensal do Blah!.

Para desenvolver o Perfil Institucional 2001 de O Boticário, a OpusMúltipla Comunicação Dirigida partiu para uma proposta gráfica diferenciada, criando cinco cadernos, cada um enfocando uma área de atuação da empresa. O conjunto de documentos foi apresentado em uma embalagem especial, que permite a divulgação do todo. A proposta foi trabalhar o mote ?natural?, dentro da linha de po-sicionamento da indústria ?Natural do Brasil?. Para isso, cada caderno foi tematizado: no Relatório de Negócios foram utilizados instrumentos musicais brasileiros; o Relatório de Responsabilidade Social tem como tema o artesanato brasileiro; o caderno de Projetos Especiais, as danças brasileiras; o da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza foi tematizado com natureza do Brasil; e o Relatório de Indicadores de Desempenho, com a arquitetura brasileira. ?A proposta de O Boticário com esse trabalho foi mostrar que a empresa é muito mais do que uma bem-sucedida indústria de cosméticos. É, acima de tudo, um grande empreendimento humano e social, no qual as pessoas são reconhecidas e valorizadas por seus talentos, os quais, por sua vez, são responsáveis pelo sucesso da empresa. Isso, em sintonia com a idéia de que é necessário entender e participar ativamente das questões que envolvem a comunidade e o seu bem-estar?, explica Silvana Cassol, diretora de marketing de O Boticário.

No caso do programa ?Boas-vindas Novo Scenic?, o objetivo era dar boas-vindas aos clientes Renault que adquiriram o automóvel Scenic, através do envio de um welcome-kit composto por caixa, carta, folder,

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brinde especial, cartão Renault Assistance (de assistência técnica e socorro de veículo) e um questionário, que serviu para atualizar a base de dados cadastrais e subsidiar o desenvolvimento de ações futuras de relacionamento. A estratégia desenvolvida pela GreyZest teve como meta impactar os novos clientes da marca, valorizando a aquisição do carro e colocando o proprietário do veículo ?no centro das atenções?. Lançado em julho de 2002, o programa ?Boas-vindas Novo Scenic? registrou, entre outros resultados, um índice de retorno de 22% no preenchimento e envio da pesquisa contida no kit.

Além do Grande Prêmio, a GreyZest Direct conquistou também uma medalha de ouro com o case ?Cliente Especial TIM?, outro exemplo da especialização da empresa, voltada desde o início ao planejamento e criação, com foco em programas de relacionamento e marketing direto. Fundada em 1993 como Zest Marketing Direto, em outubro de 2000, uniu-se ao Grey Global Group, maior grupo de comunicação dos Estados Unidos, sexta maior rede mundial, ao qual veio se associar em agosto de 2001, dando origem à GreyZest Direct. Atualmente, com sedes em São Paulo e Curitiba, e 68 funcionários, a agência ocupa a sexta posição do ranking da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), com faturamento de R$7.279.041 milhões, em 2001, o que a coloca entre as maiores agências de marketing direto e relacionamento do País. Uma performance reconhecida pelo júri do Prêmio Colunistas Promoção Paraná 2002, que concedeu à GreyZest, o título de Empresa de Marketing Promocional do Ano.

Pelo segundo ano consecutivo, a OpusMúltipla Comunicação Dirigida foi eleita Empresa de Design do Ano no Prêmio Colunistas Promoção Paraná. Para Desidério Máximo Pansera, sócio-diretor da OpusMúltipla Comunicações e responsável pela unidade de comunicação dirigida da empresa, a premiação ?é o reconhecimento do trabalho apaixonado e integrado de comunicação, desenvolvido por toda a equipe da agência. E da busca constante da inovação e competi-tividade na geração de idéias que funcionam?.
Formalizada há dois anos como nova unidade de negócios da agência, a OpusMúltipla Comunicação Dirigida está consolidada e conta hoje com uma equipe própria, especializada em todos os setores de no media. Essa distinção, segundo Desidério, é importante para a busca da solução mais relevante para o problema do cliente. Para ele, inovar na criação de marcas e mercados não é um trabalho que se esgota no cumprimento de um único job. ?Inovar tem de ser um exercício constante que não se desvie do pensamento estratégico dos clientes. Fazer Design Gráfico, Marketing Direto ou Propaganda não é despachar um contingente de profissionais em ações isoladas. Foi assim no passado, mas hoje esse é um comportamento suicida?, afirma Pansera.

A jovem Empresária de Marketing Promocional do Ano, Fabiana Freitas, está há pouco mais de três anos à frente da Master Promo, o bem-sucedido braço promocional da Master Comunicação. Criada em fevereiro de 1999 como departamento promocional da agência, a Master Promo conta hoje com uma infra-estrutura totalmente independente, que inclui departamento financeiro próprio, produção gráfica, atendimento, produção e criação, e estendeu sua atuação para São Paulo, onde atende a clientes nacionais da Master e da J.W. Thompson.

Para Fabiana, que é filha de Antonio Freitas, presidente da Master, a premiação reveste-se de um significado especial. ?Para profissionais como eu, o ingresso no mercado é muito mais difícil. Sempre existe a comparação e a expectativa. Você tem de se firmar profissionalmente e ao mesmo tempo provar que é merecedor desse espaço. É uma batalha pessoal, mas que torna uma conquista como esse prêmio ainda mais importante?, afirma. Destacando a atuação da equipe da Master Promo ?escolhida a dedo entre os melhores profissionais do mercado?, ela diz que o reconhecimento ?mostra que estamos acertando, que vale a pena investir num trabalho profissional e que não existe limite nem barreiras quando a gente atua dentro de um conceito consolidado. Estamos entrando no mercado nacional com a mesma coragem com que encaramos o desafio no Paraná?.

Embora empresário de marketing promocional, Marcello Kleinke, diretor da Bridge Marketing Promocional, foi escolhido pelo júri do Colunistas Promoção como Profissional de Marketing Promocional do Ano pelo perfil e pelo reconhecimento que conquistou no mercado em que atua desde 1998, quando ingressou, como atendimento, na Promoter Marketing Promocional. Gerenciando inicialmente ações promocionais para Móveis Rudnick e Volvo do Brasil, Marcello desenvolveu um modo próprio de trabalhar que lhe garantiu a fidelização de clientes e a conquista de um espaço dentro do mercado promocional, o que, inclusive, o motivou a criar a Bridge Marketing Promocional, há dois anos.

Atendendo hoje importantes clientes nacionais como Brasil Telecom, BRTurbo e Avaya, Kleinke diz que o sucesso da sua empresa, atualmente com 24 funcionários, uma filial em Porto Alegre e outra em Goiânia, e um faturamento na faixa de R$ 4,5 milhões em 2002, se deve a uma visão estratégica na solução dos problemas promocionais de seus clientes. ?Você tem de acreditar nesse relacionamento, pensar do ponto de vista do cliente. E assumir riscos, acreditando na estratégia desenvolvida. A segurança quanto à solução proposta só acontece quando o profissional se envolve totalmente com o cliente e planeja as ações do seu ponto de vista?, destaca.

Experiente e atento às variações no mercado, ele prevê mudanças para o setor. ?As empresas de promoção devem ficar prevenidas para a volta dos grandes anunciantes da área promocional à mídia de massa. O alto custo das ações, normalmente com uma área de atuação localizada e limitada, está fazendo com que esses anunciantes retornem à mídia, preferindo investir numa cobertura maior de público e apenas em ações promocionais estratégicas, diferenciadas. As agências têm de se preparar para esse novo momento ? que já começa a se definir ? quando o planejamento será mais importante que o operacional?, alerta.

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