Preparação e planejamento em vendas

Planejamento é essencial para começar uma venda. Sem planejamento, suas chances de sucesso diminuem. Pense nisso! O vendedor moderno e atualizado evita o improviso e se prepara para executar uma venda. Seguem 7 sugestões para fazer um bom planejamento em vendas:

1. Prepare-se mentalmente antes de falar com o cliente ? Crie em sua mente um cenário positivo antes de ir visitá-lo, pois isso ajudará a concretizar seu objetivo na presença do cliente.

2. Faça um levantamento detalhado do prospect ? Procure conhecer um pouco do segmento em que o cliente atua, sua empresa, perfil, produto ou serviço e cadastre essas informações em um banco de dados para que fiquem registradas. Lembre-se de que o vendedor que busca mais informações e melhor conhece o seu cliente acaba obtendo melhores resultados.

3. Antes de visitar o cliente, prepare um roteiro adequado para a entrevista ? Crie em sua agenda um script com perguntas-chave para identificar as necessidades do cliente, além de apresentar os principais diferenciais do seu produto ou serviço. Com isso, você personaliza a venda e evita ser pego de surpresa pelo cliente.

4. Seja organizado e tenha o material necessário em mãos ? Organize, antes de visitar o cliente, todo o material necessário para a visita: fôlder, cartão de visita, tabela, caneta, bloco de anotações, etc. Desse modo, o cliente perceberá sua organização e terá uma predisposição maior em realizar negócio com você. Você compraria de alguém desorganizado?

5. Tenha objetivos claros e definidos por escrito ? Determine no máximo três objetivos antes de visitar o cliente, por exemplo: conquistar sua confiança, identificar suas necessidades, construir relacionamento, etc. Isso vai lhe dar foco e objetividade na hora de negociar.

6. A disciplina é uma grande arma para um planejamento eficaz ? Manter uma atitude constante de planejamento para se diferenciar dos concorrentes e encantar os clientes na hora da venda é fundamental para se atingir o sucesso. Pense todos os dias o que você e seu cliente ganham com uma negociação planejada e adequada para ambas as partes. Lembre-se: sem atitude e disciplina nada é feito.

7. A prática da motivação na hora de planejar uma venda ? Responda estas perguntas todos os dias: o que representa um cliente satisfeito? Qual a importância do cliente na minha vida? O que mais me motiva no trabalho? Como devo evitar a desmotivação? Procure sentir a gratidão de estar empregado e de ter, através do seu próprio esforço, a oportunidade de crescer profissionalmente.

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