Princípios e valores que fazem a diferença

Ligya Aliberti

“Não adianta colocar um quadro na parede com a missão, os valores e os princípios da empresa e achar que isso é suficiente para fazer a diferença nos resultados e no desempenho dos colaboradores. Precisamos mostrar para as pessoas que fazem parte dos nossos times que esses conceitos têm a ver com o dia a dia delas.”

Ligya Aliberti, fundadora da Multivias, agência de comunicação de São José do Rio Preto (SP)

Concorda com Ligya, mas não sabe como fazer isso, na prática? Siga a leitura desta reportagem!

A seguir, você vai conhecer a campanha de valorização dos princípios e valores que ajudou a Multivias a diminuir o índice de rotatividade da equipe, aprimorar a excelência no atendimento aos clientes e aumentar a satisfação dos colaboradores.

O começo de tudo

Envolver a equipe nas decisões da empresa sempre foi uma das preocupações de Ligya. Prova disso é que quando a Multivias tinha cinco anos de vida (a empresa comemorou dez anos em 2018), ela decidiu reunir seus colaboradores (que na época eram cinco) e propor um debate sobre as questões que caracterizavam a empresa, sobre o modo como as coisas eram feitas por lá e sobre a essência da organização. “Nessa conversa, nós começamos a analisar o nosso dia a dia e, juntos, definimos os nossos princípios”, revela.

Porém, ainda assim, alguns problemas referentes à gestão de pessoas continuavam prejudicando a evolução da agência. A rotatividade entre os colaboradores, por exemplo, era alta, e encontrar profissionais alinhados à cultura da empresa parecia uma missão impossível.

Alguns anos depois, então, Ligya resolveu contratar uma consultoria de desenvolvimento organizacional. O objetivo inicial era planejar o futuro da Multivias, mas o trabalho acabou impactando o presente! “Essa consultoria nos fez olhar muito para dentro, retomar totalmente a nossa essência, ver aquilo que nos diferenciava. Com isso, pudemos desenvolver as competências do negócio – ou seja, aquilo que tinha que ser a base para a gente atingir os nossos objetivos – e o plano de desenvolvimento individual de cada colaborador, com base em competências pessoais que respondem às competências do negócio”, explica.

No fim desse processo, a missão e os princípios da Multivias foram revisitados (e reescritos) e os valores da empresa foram definidos. Depois disso, muita coisa mudou…

“Ao passarmos a valorizar mais o que nos tornava únicos, muitos profissionais que não se encaixavam na nossa cultura foram naturalmente deixando a empresa. Por outro lado, os que ficaram foram se fortalecendo e ficando cada vez mais engajados. Além disso, aos poucos nós fomos mudando o processo de seleção, para garantir que as pessoas que entram na equipe compartilhem, entendam e atendam nossos princípios e valores”, conta. Em pouco tempo, rotatividade deixou de ser um problema!

Multivias

A repetição como segredo do sucesso

Mas Ligya sabia que se tudo isso não fosse transformado em processo, o aprendizado poderia se perder. Então, para incentivar a equipe a vivenciar os valores no dia a dia e estimular que cada um observasse as boas práticas de cada colega, colaborando também com a integração, nasceu a campanha Apure seu olhar.

Funciona assim: há uma urna e alguns papéis em uma mesa na sala de trabalho que os 12 colaboradores da Multivias dividem. Qualquer um pode escrever o nome de uma pessoa que deseja indicar, além do princípio apurado e a situação em que o colega foi observado aplicando tal princípio, e colocar na urna.

“Alguém pode pensar, por exemplo: ‘fui em uma reunião com o Fulano em um cliente e ele fez uma apresentação muito legal. Como eu sei que ele tinha medo de se apresentar em público, mas foi lá e desempenhou essa função muito bem, vou indicá-lo no princípio 8 – Navegue por mares nunca dantes navegados’. Ou seja, para indicar alguém, é preciso fazer este link entre a iniciativa que merece ser premiada e os nossos princípios, e ao fazer isso, aquele que quer premiar o colega observa que os princípios estão superpresentes no dia a dia”, analisa Ligya.

A proposta era que essa fosse uma campanha pontual, que duraria seis meses. Porém, ao fim desse período, a própria equipe pediu para ela virar algo permanente. “Desde então já foram feitas mais de 150 indicações. O engajamento da equipe e o alinhamento dos profissionais com a empresa são resultados extremamente positivos”, comemora Ligya.

Uma boa história, não é mesmo?

Inspire-se nela para pensar em formas de fazer a missão, os valores e os princípios da sua empresa serem incorporados à rotina dos profissionais da sua equipe. Isso, com certeza, fará a diferença nos resultados do time!

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