Como fazer com que as coisas realmente sejam feitas na empresa?
Certa vez, vi uma palestra de A. Roger Merrill, autor do livro First things first, na qual ele disse uma informação que, em princípio, nem pareceu muito relevante, mas que, com o passar dos anos, tornou-se cada vez mais clara e eficiente. Acompanhe:
»Caso você tenha uma prioridade, a probabilidade de cumpri-la é de 80%.
»Se você possui cinco prioridades, a chance de cumprir apenas uma é de 30%.
»E a probabilidade de cumprir as cinco é de apenas 7%.
No momento em que ouvi o que ele disse, fiquei sem entender a dimensão que isso poderia ter. Mas esse fato mudou minha forma de ver a liderança de pessoas e, até mesmo, de tentar evoluir. Hoje, minhas reuniões são breves e, normalmente, abordam apenas um tema. E quando acabam, todos dizem: “Não tem mais nada?”. E minha resposta é: “Não”. Vamos fazer isso bem-feito, semana que vem tem mais. Ufa, mas não é fácil, preciso me esforçar. Afinal, pensamentos sempre vêm a nossa cabeça e sempre com aquele senso de urgência.
Quando há pessoas que precisam abordar temas diferentes na mesma reunião, significa que existem indivíduos demais por ali. Divida os grupos e faça reuniões mais específicas.
Agora, vamos refletir, líderes. Estamos muito acostumados a pedir que as pessoas façam alguma tarefa e ver elas simplesmente não a realizarem. Se isso acontece com muita frequência, provavelmente seja a maneira que você pede que esteja errada. Você sabia que 95% das pessoas têm dificuldades em gerenciar mais de uma atividade por vez?
Aceite isso, não sofra, apenas faça uma adequação na forma de você trabalhar com seu grupo. Quem tem de acumular tarefas a serem feitas é você, e não sua equipe. Caso discorde, lembre-se dos 7% que cito no início deste artigo. Assim, as empresas também precisam trabalhar para melhorar seus índices. Um de cada vez, por exemplo: se seu problema for o baixo tíquete-médio, foque em vendas adicionais e, caso o problema seja a falta de conhecimento do mix, faça o mesmo.
Isso significa que, no período determinado por você, as reuniões devem focar esse item, a campanha de incentivo e a leitura sugerida também. Cada vendedor de sua equipe deveria ser convidado para falar algo sobre esse tema e a pessoa que tem melhor desempenho deveria ser chamada a fim de fazer um treinamento para o restante do grupo.
Nas consultorias que faço, vejo gerentes repassando muitas responsabilidades para os vendedores, todas ao mesmo tempo. Gostam de dizer que têm muitas prioridades, ignorando totalmente o significado da palavra e fazendo com que sua equipe rode em círculos, sem conseguir verdadeiramente evoluir.
Resolva de uma vez cada problema que sua equipe possui ou continue fingindo que está resolvendo todos de uma vez.