Procure os novos sinais

As carreiras serão definidas menos pelas empresas e mais pelas profissões; serão moldadas menos pela hierarquia e mais pelos mercados daqui pra frente. As carreiras serão definidas menos pelas empresas e mais pelas profissões; serão moldadas menos pela hierarquia e mais pelos mercados daqui pra frente. Esta é a análise de Thomas A. Stewart, em Capital Intelectual (Editora Campus). Para ele, é importante que o profissional fique atento a certos sinais, que podem indicar qual o melhor momento para se dar um novo rumo à carreira. São eles:

1. Você está aprendendo? Se não souber dizer o que aprendeu nos últimos seis meses, ou o que espera aprender nos próximos, cuidado. O professor John Kotter, da Harvard Business School, afirma: “Quando você já não aprende nada onde está, está na hora de sair do lugar, mesmo que lhe ofereçam promoções?. Se o seu emprego tiver se tornado fácil, alguém o fará por menos.

2. Se o seu cargo estivesse vago, você se candidataria? Procure anúncios de empregos na sua área. Se forem solicitadas habilidades que você não possui – com expressões como ?familiaridade com o LotUs Notes é indispensável? ? está na hora de entrar em ação.

3. Você está sendo explorado? Quando sacrifica seu crescimento de longo prazo em prol de benefícios de curto prazo, especialmente para o seu empregador, você vive de capital intelectual. Um vendedor que quer aprender marketing, mas continua ouvindo, ?você é bom demais e o queremos aqui? ou alguém de finanças que é solicitado a manter o sistema em funcionamento enquanto os outros aprendem o novo software – podem desconfiar que a empresa parou de investir nessas pessoas.

4. Você sabe qual é a sua contribuição? Se você não puder resumir para uma pessoa, em dois minutos, o que faz e por que isso é importante, seu chefe provavelmente também não poderá.

5. O que você faria se o seu emprego desaparecesse amanhã? Se não souber responder a essa pergunta, você não pensou sobre as habilidades que possui. Cada vez mais é preciso vender-se dentro da empresa.

6. Você tem prazer no trabalho? É claro, o nome é ?trabalho?, mas você ansiará menos por novos desafios se seu coração não estiver lá.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima