Profissionais otimistas são mais valorizados

Aumente suas chances de ser mais valorizado

De acordo com a consultora americana Cynthia Shapiro, há uma tendência de pessoas otimistas serem mais valorizadas no mercado de trabalho. E, se você já trabalhou com pessimistas, vai logo concordar com ela. Afinal, não é nada fácil conviver com alguém que sempre passa a ideia de que a vida o persegue, que não acredita em si mesmo nem na empresa, desestimula sua equipe e não consegue visualizar o sucesso. A pergunta, então, é: “Como posso ser percebido como um profissional otimista?”. Confira, a seguir, quatro maneiras de ser mais otimista e o que fazer para que isso ajude a aumentar suas chances de ser mais valorizado.

 

  1. 1.     Tenha uma imagem de sucesso – Você me pergunta: “Como vou passar a ideia de que sou bem-sucedido se, na realidade, fui despedido de meu último emprego?”. Cada dia é um recomeço! Sim, você foi mandado embora, mas talvez essa tenha sido sua grande chance, a oportunidade para recomeçar. Amanhece um novo dia em sua vida, por isso, dê graças a Deus por estar vivo e poder sair para irradiar alegria, entusiasmo e otimismo a todos à sua volta. Walt Disney, no início, foi despejado da sala que utilizava como estúdio. Não desanimou, pois enviou uma carta a seus clientes, em tom de vitória, comunicando a mudança para “novas instalações”. De fato, o fracasso definitivo não existe, o que há é um resultado diferente daquele que almejávamos. Não importa o que tenha acontecido com você, o que vai fazer a diferença, na verdade, é sua forma de interpretar as situações de sua vida. Passe, de hoje em diante, a ver até mesmo o insucesso como um passo a mais rumo à vitória. Bill Gates contrata profissionais que já passaram por empresas que quebraram. Ele diz que o fracasso é um ótimo professor. Concordo, desde que a pessoa saiba “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. 

 

  1. 2.     Acredite mais nos projetos da empresa – Para que isso aconteça, você deve começar com uma autoanálise. Dentro de sua área de atuação, liste as coisas que mais gosta de fazer e também as empresas que poderão lhe oferecer a oportunidade de desenvolver esses talentos. Antes de fazer contato com uma organização, verifique se realmente gostaria de trabalhar lá. Antes de ir até o local da entrevista, convença-se de que você é a pessoa indicada para aquela posição. Passe em sua mente um filme altamente positivo de sua atuação naquele lugar. Escute o “sim” da pessoa que irá contratá-lo e sinta a sensação agradável da vitória. No caso de você já ter sido admitido e gostar de seu trabalho, é importante fazer com que todos os dias sejam como o primeiro. Seja aquele profissional que constantemente renova em si mesmo e no ambiente à sua volta o sentimento de gratidão pela vida e pela oportunidade de trabalho que recebeu.

 

  1. 3.     Ajude a convencer sua equipe a abraçar inovações – A primeira coisa que você vai questionar é a qualidade do novo produto. Será que a empresa está inovando apenas por inovar, como uma “jogada de marketing”, ou se realmente está preocupada com o bem-estar do consumidor? O Great Place to Work Institute (GPTW) publicou a lista das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Elas criam ambientes de confiança, camaradagem, credibilidade e respeito que incentivam a inovação, a comunicação e o comprometimento. Portanto, o incentivo à inovação é importante, e mais importante ainda é o zelo pela qualidade de vida tanto dos funcionários quanto do consumidor. Por isso, quando você está totalmente convencido da qualidade de um novo produto, seu entusiasmo irá ajudar no convencimento dos outros. 

 

  1. 4.     Tenha uma visão de futuro otimista – Planejamento estratégico é fundamental para as empresas. Se a sua ainda não tem, sugira à diretoria que crie um plano de crescimento. Isso quer dizer que a organização chegará exatamente aonde deseja? Nem sempre, mas ajuda, isso sim, a estimular seu crescimento. O combustível tanto das pessoas quanto das organizações é a capacidade de visualizar um estado desejado melhor que o atual. Portanto, acostume-se a viver com uma forte expectativa de dias melhores. Para isso, comece a ser, hoje, a pessoa que você gostaria de ser amanhã!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima