Profissional de vendas

Se você é um profissional de vendas, não fique esperando que a empresa faça o planejamento estratégico. Elabore o seu e organize seu próprio plano de ação. Vamos fazer um teste? Responda às perguntas abaixo:

&raquoVocê entende de compras?
&raquoEntende de custos?
&raquoEntende de vitrine?
&raquoEntende de estoque?
&raquoEntende de fluxo de caixa?
&raquoEntende de marketing?
&raquoPlanejamento estratégico?
&raquoPlano de negócios?
&raquoRelações humanas?
&raquoMercado?
&raquoTendências?
&raquoConhece os produtos que sua empresa vende?
&raquoTecnologia?
&raquoVendas?
&raquoVocê é um profissional de vendas?

Não é uma pegadinha, são conhecimentos que o profissional de vendas precisa ter. Encarar vendas como uma profissão é encarar uma universidade com ensinamentos e variações diárias. Antes, o vendedor precisava atender bem o cliente, tirar o pedido e encaminhar o cliente ao caixa, e podia se diferenciar dos demais tendo uma boa rede de contatos e falando bem. Temos profissionais com pouca e muita experiência em vendas e, quando ministro cursos e palestras com conteúdo básico, sugiro que participem da versão avançada e busquem cursos que aprofundam mais os temas acima, pois o verdadeiro profissional deverá estar inteirado de todo o mecanismo que uma empresa necessita.

Quando discutimos o planejamento da área comercial, é fundamental a integração e o conhecimento do funcionamento dos demais setores da empresa, para que as ações não sejam abortadas ainda no papel. Exemplos: queremos investir em marketing? Precisamos ouvir o financeiro e a área de criação. Vamos aumentar as vendas em 30% de determinado item? Precisamos saber se a produção consegue aumentar na mesma proporção. Além disso, precisamos ter clara noção do que estamos planejando, ou seja, vamos realizar uma promoção. Para quê? Que resultados financeiros queremos? Qual o volume, quanto tempo e, se não der certo, qual o plano B? Ou culparemos o setor de compras por ter comprado errado?

Então, o que você está esperando? Comece hoje mesmo a fazer o seu planejamento estratégico. Isso mesmo, o seu. Não fique esperando que a empresa faça o dela, trabalhe o seu próprio plano de ação. Afinal, você é ou não um profissional de vendas?

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