Se você é um profissional de vendas, não fique esperando que a empresa faça o planejamento estratégico. Elabore o seu e organize seu próprio plano de ação. Vamos fazer um teste? Responda às perguntas abaixo:
»Você entende de compras?
»Entende de custos?
»Entende de vitrine?
»Entende de estoque?
»Entende de fluxo de caixa?
»Entende de marketing?
»Planejamento estratégico?
»Plano de negócios?
»Relações humanas?
»Mercado?
»Tendências?
»Conhece os produtos que sua empresa vende?
»Tecnologia?
»Vendas?
»Você é um profissional de vendas?
Não é uma pegadinha, são conhecimentos que o profissional de vendas precisa ter. Encarar vendas como uma profissão é encarar uma universidade com ensinamentos e variações diárias. Antes, o vendedor precisava atender bem o cliente, tirar o pedido e encaminhar o cliente ao caixa, e podia se diferenciar dos demais tendo uma boa rede de contatos e falando bem. Temos profissionais com pouca e muita experiência em vendas e, quando ministro cursos e palestras com conteúdo básico, sugiro que participem da versão avançada e busquem cursos que aprofundam mais os temas acima, pois o verdadeiro profissional deverá estar inteirado de todo o mecanismo que uma empresa necessita.
Quando discutimos o planejamento da área comercial, é fundamental a integração e o conhecimento do funcionamento dos demais setores da empresa, para que as ações não sejam abortadas ainda no papel. Exemplos: queremos investir em marketing? Precisamos ouvir o financeiro e a área de criação. Vamos aumentar as vendas em 30% de determinado item? Precisamos saber se a produção consegue aumentar na mesma proporção. Além disso, precisamos ter clara noção do que estamos planejando, ou seja, vamos realizar uma promoção. Para quê? Que resultados financeiros queremos? Qual o volume, quanto tempo e, se não der certo, qual o plano B? Ou culparemos o setor de compras por ter comprado errado?
Então, o que você está esperando? Comece hoje mesmo a fazer o seu planejamento estratégico. Isso mesmo, o seu. Não fique esperando que a empresa faça o dela, trabalhe o seu próprio plano de ação. Afinal, você é ou não um profissional de vendas?
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