Programa de fidelização planejada

Para que um programa de fidelidade tenha sucesso é necessário um bom planejamento. Para que um programa de fidelidade tenha sucesso é necessário um bom planejamento. Planejar significa estabelecer a maior parte das ações a serem executadas, prever obstáculos e dificuldades que serão enfrentados ao longo do processo e também ter alternativas que possam ser implementadas no caso de ter de alterar algumas das ações para que se chegue nos objetivos estabelecidos.

Para tanto, quando vamos implementar um programa de fidelização é necessária a realização de uma série de reuniões com o dono do estabelecimento e a gerência que serão os agentes na execução do programa de fidelidade.

Só eles poderão fornecer importantes informações sobre a empresa, como perfil, público-alvo e ações desenvolvidas até o momento ou em andamento. Tais dados serão primordiais para a elaboração das estratégias a serem adotadas durante o processo, que pode levar alguns meses.

Nesse encontro, será designado um dos funcionários da empresa para acompanhar o desenvolvimento e verificar a aplicação do programa. Outros assuntos que devem ser tratados: comunicação visual, definindo quais materiais que serão utilizados e a quantidade a ser colocada no estabelecimento; cartões de fidelidade, escolhendo possível layout; ticket médio, discutindo as formas de aumentá-lo; e promoções, iniciando a escolha dos produtos a serem oferecidos com condições especiais aos clientes que participam do programa de fidelidade.

Durante a reunião, a gerência e o proprietário informarão sobre a tecnologia (software e equipamentos, em geral) utilizada pela empresa. Dessa forma, verificaremos se o software do cliente precisa ou não da introdução de novas ferramentas e opções de trabalho.Essas reuniões estrategicamente são utilizadas como um meio de comunicar os comandantes do processo com informações de psicologia do relacionamento e atitudes que levam a fidelidade, aqui deve se iniciar a mudança de atitude do empreendimento.

O modelo apresentado acima indica as principais ações de planejamento para o sucesso de um programa de fidelização bem executado. Tal planejamento deve ser cauteloso, pois seu fracasso pode se configurar em uma tragédia para a empresa e para os clientes, diferentemente de um programa bem planejado e que respeita a personalidade da empresa é percebido, aplaudido e respeitado pelos clientes que certamente se transformarão em ?fregueses?, seu sucesso pode representar a sobrevivência e o futuro promissor das empresas com alto nível de competitividade.

Vale lembrar que ao fazermos o planejamento, devemos pensar nos consumidores e devemos agir como eles agem. Se isso não acontecer, estaremos perdendo tempo. O marketing 1 to 1 está predominando e isso significa que o atendimento personalizado, diferenciado e olho no olho, ou seja, o atendimento voltado para o ?freguês?, deve ser ferramenta primordial nas organizações.

Falaremos sobre marketing 1 to 1 numa outra oportunidade. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações a respeito escreva para mim!

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima