Promoções de vendas certeiras. Como fazer?

A promoção é uma das mais poderosas ferramentas de marketing que existe para aumentar as vendas, mas a questão é: será que as empresas estão sabendo executá-las? Com o fim de ano chegando, as empresas começam a pensar em estratégias para vender mais, pois não basta só ficar esperando o aumento natural das vendas em função das festas natalinas. Todo esforço, planejado, terá de ser empregado para aumentar o faturamento nessa época. Para alavancar as vendas, existe uma ferramenta de marketing valiosíssima: as promoções.

Elas funcionam como estratégia aliada ao esforço de comunicação da empresa e como forma de aumentar as vendas através de campanhas dirigidas e temporárias. Servem também, é claro, para outros fins como ampliar seu cadastro de clientes, fidelizar consumidores, reforçar a marca, despachar estoques, lançar produtos, fazer a inauguração de uma filial ou outras situações como responder a uma campanha da concorrência.

Mas para que as promoções funcionem, atente-se a alguns pontos cruciais:

» Ter um planejamento ? Sem ele você contará apenas com a sorte, ou seja, algo muito arriscado. Planejar a campanha com antecedência, utilizando toda a equipe ? e se possível profissionais de publicidade ?, e acompanhá-la é primordial para que seus objetivos sejam atingidos.

» Convocar a equipe ? Toda campanha deve ter o apoio dos colaboradores para funcionar. Promoções ditadas de cima para baixo costumam fracassar, visto que os funcionários são peças-chave no sucesso delas. Não apenas comunique a campanha, mas faça com que os colaboradores participem das decisões tomadas e, obviamente, da implementação dela. Premie os esforços de todos.

» Comunicação externa e interna ? Campanhas vencedoras de promoções de vendas têm uma característica em comum: a mesma linguagem interna (preparação do ponto-de-venda) e externa (mídias utilizadas). Não basta gastar fortunas em anúncios de jornal, rádio ou outras mídias se, na hora que o cliente chegar na loja, o vendedor não souber do que se trata ou não conseguir explicar a promoção. A decoração do local das vendas e o treinamento dos colaboradores são fatores primordiais para o sucesso. Uma pesquisa da Nielsen detectou que o uso da promoção aliada à propaganda e display no ponto-de-venda pode aumentar em 460% as vendas.

» Adequar-se ao público-alvo ? Toda campanha deve, além dos objetivos internos detectados, atender a um público específico e ser condizente com as expectativas dele. A sistemática dela e as premiações ou descontos devem estar sintonizados com o perfil dos seus clientes. Um dos maiores erros em campanhas acontecem pela inadequação da promoção ao que o público deseja. Pesquise, estude o comportamento do seu consumidor, conheça o que será mais adequado e acerte no alvo.

» Período adequado ? Promoções de vendas têm períodos definidos. Em geral, não devem ultrapassar um mês, e sim uma quinzena, semana ou até mesmo a ?oferta do dia?.

» Oportunidades e criatividade ? Detectar oportunidades fará com que você saia na frente e alcance o sucesso da sua promoção. Pode ser através de um calendário promocional, criando uma promoção específica, ou mesmo algo relacionado aos fatos da atualidade. Para isso, você deve se atentar ao que está ocorrendo à sua volta e conduzir a criatividade em seu favor.

Agora você já pode pensar nas promoções de vendas de forma mais organizada e partir para a criação das suas. Mas se lembre de ser criativo e inovador, afinal, não quer o cliente só na promoção, quer ?casar? com ele, não é mesmo?

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