Prospecção

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]A decisão que leva ao sucesso em vendas Prospecção é a atividade básica do profissional que almeja ter muito sucesso na área de vendas. Profissional que age em busca de oportunidades para fazer novos negócios. O seu objetivo é obter vendas em curto prazo ao mesmo tempo em que prepara o campo para ampliar continuamente sua carteira de clientes.

A prospecção representa visão de negócio, senso de oportunidade e comprometimento com resultados. Durante o horário comercial, é uma obrigação profissional. Fora do horário tradicional de trabalho, pode-se levantar nomes de pessoas ou empresas para contatar. Não se trata de fazer a venda, apenas identificar nomes para agendar uma visita. Ninguém que trabalha com vendas pode se dar ao luxo de limitar suas ações apenas ao horário comercial. A não ser que esteja em vendas apenas de passagem. Assuma de vez a profissão e lembre-se de que prospecção é o ponto de partida para uma carreira bem-sucedida.

Como prospectar

» Clientes inativos ? São aqueles que não compram há algum tempo, dependendo do produto vendido. Assuma essa carteira de clientes abandonados. Muitos vendedores ficam à procura de novas empresas ou pessoas para visitar, quando existe uma imensidão de clientes inativos.

» Indicações ? Além da facilidade em contatar, a prospecção é qualificada com alto potencial para compra. Todas as pessoas têm conhecidos no mesmo segmento de atuação. Jamais subestime o valor da indicação. Somente os amadores não fazem uso do pedido de indicações, o que representa alguns milhares de reais jogados fora, por falta de humildade e de obediência a uma premissa da profissão de vendas.

» Segmento potencial ? Todos os produtos e serviços possuem um segmento que tem mais potencial do que outro. Procure na junta comercial, prefeitura, sindicatos e entidades de classe banco de dados com o perfil dos seus clientes.

Qual a melhor maneira de prospectar?

» E-mail ou carta ? Economia, rapidez e fácil contato são as vantagens. Por outro lado, seu e-mail pode não impressionar e ser jogado ao lixo antes mesmo da leitura. Por não contar com o poder da influência pessoal é difícil passar credibilidade e capacidade de soluções de seus produtos e da empresa. Estou falando de produtos e serviços que o canal de distribuição é por meio de representantes ou vendedores externos.

» Telefone ? Também oferece economia, rapidez e facilidade para chegar ao cliente, além de possibilitar uma pré-qualificação. Em compensação, não há garantia de que a secretária deixará você falar com a pessoa responsável. Em virtude do baixo poder de influência pessoal, é recomendável ligar com o objetivo de marcar uma visita ou apenas confirmar endereço e saber se a pessoa com quem desejamos falar está na empresa.

» Visita ? Aqui toda a atenção do cliente está voltada para o encontro, deixando a situação ideal para influência pessoal e esclarecimento de dúvidas, sempre passando credibilidade e poder de solução. Entretanto, existem desvantagens como o custo de deslocamento, o tempo investido e a incerteza do resultado. Se houvesse garantia de vender em todas as visitas, não seria necessário um profissional de vendas, bastava mandar a campo apenas pessoas com conhecimento técnico. Mas de todas as formas de encontro o mais eficiente do ponto de vista de percepção, influência e resultados ainda é e será por muitos e muitos anos a visita pessoal.

Todas as formas devem ser utilizadas. A experiência e a percepção para negócios do profissional indicam o que fazer, quando fazer e de que forma será mais eficaz fazê-lo. Mas lembre-se de nunca subestimar o potencial do seu cliente por nome, aparência ou fachada da empresa.

Como transformar a prospecção em um estágio fácil, agradável e eficaz:

1. Tenha um objetivo ? Sem convicção de sua parte, fazer prospecção será perda de tempo, além de você nunca saber se poderia ter ido bem ou não. É preciso estabelecer um objetivo, determinando um número de contatos diários para que você assuma o controle dos seus resultados.

2. Esteja preparado ? Estar preparado não significa ter perguntas e respostas na ponta da língua. É fazer a lição de casa para sentir-se à vontade e confiante ao se encontrar com o cliente com uma abordagem profissional e inteligente. Mas não cometa o erro mais comum dos vendedores. O dia em que você não abrir a primeira conversa com um cliente perguntando ?como vão as coisas?, estará fazendo uma abordagem profissional de vendas.

3. Esteja preparado com perguntas ? Pergunte mais, ouça as respostas e só fale quando souber no que seu produto ou serviço pode ajudar o cliente. Nesse caso, as perguntas abertas são mais eficientes para iniciar uma entrevista de vendas.

4. Mude a atitude ?Cuidado para não transformar a relação entre vendedor e comprador em um confronto de egos, em que você quer vender e ele quer comprar, mas o que menos se fala é de necessidades e soluções. Uma forma eficaz de quebrar a tensão do primeiro encontro é falar qual é o seu objetivo na primeira visita. Essa prática estabelece a direção e cria uma expectativa positiva para o diálogo, transmitindo confiança ao mesmo tempo que facilita o início do diálogo.[/et_pb_text][/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima