Qual a verdadeira face do sucesso?

Muito se fala sobre realização de objetivos, superação de limites e sucesso, mas, afinal, o que é sucesso para você? Muito se fala sobre realização de objetivos, superação de limites e sucesso, mas, afinal, o que é sucesso para você? Ganhar na loteria, ter um salário alto, um cargo importante em uma empresa, condições de viajar por diversos países, uma saúde em perfeitas condições, uma família grande e unida, uma casa própria ou um convênio médico? Se escolher qualquer um dos itens, você está certo e não pensa em discutir com quem discorda de você. É isso mesmo! Entre tantos outros substantivos, a palavra sucesso tem um significado subjetivo, mas almejado por todos os seres humanos.

Embora o sucesso dependa do ponto de vista de cada um de nós, a forma de alcançá-lo é a mesma para todos. Independentemente do seu objeto de conquista, o estabelecimento de metas e objetivos bem delineados são passos imprescindíveis. No mercado literário, existem muitos roteiros para isso. Estamos na era da informação e podemos encontrar facilmente muitas dicas que apontam os passos necessários para que uma pessoa seja bem-sucedida. No livro Olhe o que Você Está Fazendo com a Sua Vida! Passos Firmes para o Sucesso, eu mostro, passo a passo, como qualquer pessoa pode elaborar o seu projeto de vida e obter o sucesso.

Então, por que algumas pessoas chegam ao lugar que desejam e outras permanecem na mesma situação, sem prosperidade nem alternativas para melhorar sua vida? Será comodismo? Será que elas gostam da situação em que se encontram e preferem permanecer assim? Será que a sorte deixou de sorrir para ela? Será que Deus está castigando esse indivíduo e por isso suas portas são mais estreitas? Nada disso! O que impede uma pessoa de obter o sucesso são fatores como medo, falta de desejo verdadeiro e falta de esforço máximo naquilo que faz.

Nós temos medo de muitas coisas: medo de escuro, de voar de avião, de ficar pobre, do ridículo, de passar fome e de mais uma infinidade de outras. O medo é o grande inimigo do sucesso. Quantas vezes, em uma reunião, deixamos de expor idéias por mede do que os outros vão pensar? Quantas vezes notamos que as cadeiras da primeira fila em uma palestra são as últimas a serem ocupadas?

Oportunidades para alcançarmos o sucesso surgem em nossas vidas de diversas formas. É preciso estar atento para entender e aproveitar as ocasiões, mas isso exige planejamento, esforço, treino, ousadia e persistência. São esses fatores que fazem a diferença. A linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue. Independentemente da atuação profissional, nível socioeconômico e cultural, todos nós temos potencial para o sucesso. Ele está longe de ser privilégio de artistas, empresários, modelos ou de qualquer outro segmento profissional, mas a forma de alcançá-lo é a mesma para todas as pessoas. E você? Onde deseja chegar? Vai continuar no limiar da estrada ou vai ousar e colocar em ação o seu desejo mais ardente? A sua posição é que fará a diferença.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima