Qual é a sua carreira?

Entenda por que a profissão de todos é vender, independente da área de atuação. A vida sempre nos obriga a fazer determinadas escolhas, as quais não necessariamente nos dão prazer. Muito pelo contrário! Algumas podem transformar-se em grandes frustrações, como no caso da profissão escolhida, quando entra em discussão a dicotomia necessidade X prazer. É grande o número de profissionais das mais variadas áreas que têm deixado temporariamente suas carreiras, migrando para a área de vendas.

Cabe então perguntar o motivo da escolha, já esperando a resposta de que o dinheiro vem rápido e, assim que a situação estiver estável, pode-se voltar para a antiga profissão e montar um consultório, escritório ou a própria empresa. Mas será que, quando isso acontecer, não mais será preciso vender?

É preciso trabalhar as deficiências no relacionamento com as pessoas sem que elas percebam que estão sendo preparadas para vender seu próprio negócio. As profissões vivem e dão prazer de serem praticadas quando a recompensa chega perto do tamanho do esforço investido e sonhado pelo profissional.

Mas existe alguma profissão que dê prazer a quem exerce se não houver cliente? Primeiro, é necessário entender o que é cliente, palavra que quer dizer ?pessoa protegida?. Ou seja, você deve protegê-lo seja qual for sua necessidade, que pode ser uma dor de dente ou qualquer tipo de produto/serviço. Deve-se saber a origem do problema, como ele se desenvolveu, explicar como será tratado e acompanhar a evolução dos resultados.

Em vendas, isso é chamado de pré e pós-venda. Tudo na vida é assim: saber os motivos do problema, a origem, onde se quer chegar, quais as concessões que devem ou não ser feitas e não abandonar o assunto.

Enfim, ficou fácil descobrir que a profissão de todos é vender? O ramo de atuação que você vai exercer é o que menos importa, pois é vendendo que você vai fazer dinheiro, sanar suas necessidades, encantar as pessoas e criar clientes fiéis a você e ao que você fornece.

Portanto, pare de fabricar suas próprias desilusões em relação à sua carreira, pois um profissional bem-sucedido precisa de muitos clientes, não de mais desculpas que não sabe vender. Isso você pode aprender. Afinal, coisas muito mais complexas já foram ensinadas a você. Estava faltando o prazer, já que somos uma escola de aprender a ter prazer na carreira escolhida.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima