Qual é o seu tipo

Descubra se você é o tipo de vendedor que todas as empresas querem contratar Todo mundo fala sobre ?tipos? de pessoas para tentar desvendá-las. Vendedores são ensinados a agir espelhando, copiando seus prospects e clientes. Para mim, isso é uma grande besteira, manipulação, brincadeira e total perda de tempo. A palavra-chave é harmonizar ? não espelhar. Harmonizar é sincero. Espelhar é manipulação.

Mas essa coluna não é sobre isso. Em vez de falar sobre tipos de clientes, vamos falar sobre tipos de vendedores. Qual é o seu tipo?

?Espera aí, Jeffrey?, você gagueja. ?Eu não quero saber que tipo eu sou?.

Não se preocupe, não vai doer. E vai ajudá-lo a se enxergar como os outros o vêem.

No topo da minha lista está o vendedor ?não-conformista?. Fecha todas as vendas. Bate todos os recordes. Quebra todas as regras. Faz do jeito dele. Amado por metade da equipe, detestado pela outra metade. Nem o chefe sabe como lidar com ele.

Além desse, há o ?conformista, complacente? ? vendedorzão-modelo. Faz grandes vendas, ultrapassa as metas e segue as regras. Todas as empresas gostariam de ter centenas de pessoas assim. Na minha experiência, são, na maior parte das vezes, mulheres. Não quer dizer que homens não possam agir assim ? mas eles tendem a andar mais fora da linha que elas nos ambientes de vendas.

Aí você tem o ?conformista, complacente, não-produtivo?. Por qualquer razão, eles não conseguem bater cota. Mesmo assim, todos o amam. Clientes os adoram. Amigão de todos. O único problema é que ele não consegue fechar uma venda sequer.

Finalmente, temos o ?não-complacente, não-executor?. Reclama de tudo. Culpa todos que estão à sua volta. Sempre acha que tem algo ruim para acontecer. É sempre a vítima. A palavra ?responsabilidade? dói nos seus ouvidos e está fora de seu dicionário.

Esses são os quatro grandes tipos de vendedores. Lógico, existem pessoas entre dois desses quatro grandes tipos. Eu estou apresentando essas descrições a você, pois quero que você se enxergue e se localize. O seu gerente, seus colegas de trabalho, seus amigos vendedores e seus clientes já o vêem dessa maneira. Eles o ?tipificam? conforme o jeito que você age, se veste, o jeito que você atua. Mas raramente você se enxerga e se avalia.

Quero saber quanto você se aproxima de cada um desses tipos, pois a questão não é apenas fechar mais vendas. O que é importa é construir relacionamentos, que farão com que você feche mais vendas. É importante construir a sua reputação, pois quando as pessoas forem falar sobre você, falarão coisas que você gostaria de ouvir. O sucesso em vendas não vem apenas da sua performance naquele momento. Vem da força de seu ?personagem?, que dá a você todo o sucesso que deseja.

Então, qual é o seu tipo? Qual é o seu personagem? Como você é conhecido pelas pessoas? Se você puder responder todas essas questões e quer agarrar as oportunidades que estão surgindo, então você está preparado para dar o grande salto ? para o tipo de vendedor que vai deixar sua mãe, seus clientes, seu chefe e até o caixa do seu banco orgulhosos.

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