Qualidade de vida

Conheça-se melhor, respeite-se mais, cuide bem de si. Para vender mais, é preciso saber viver. A eficácia do profissional de vendas é medida por resultados, ou seja, faturamento e lucratividade, e as cobranças nesse sentido são cada vez maiores. ?Faça mais visitas, mais prospects, mais vendas, mais faturamento; cumpra a meta, cuide do cliente, olhe a concorrência, etc.? Essas são pressões que fazem parte do dia-a-dia de qualquer vendedor, e não poderia ser diferente, pois quem não gosta de trabalhar sobre pressão não deve querer se aventurar na área comercial.

Mas para que o profissional de vendas tenha condições físicas e mentais para essa carga, ele deve ter preocupação constante com a sua qualidade de vida, buscando equilíbrio, a fim de estar em ?condições de jogo? ou em ?condições de venda?.

Qualidade de vida pressupõe conscientização e mudança de atitude. É um compromisso adotado por pessoas que desejam estabelecer uma harmonia entre vida e trabalho. Saúde, família, afetividade, carreira, cultura, lazer, convivência social, constância emocional e espiritualidade são alguns itens que fazem parte do composto qualidade de vida. Para chegarmos a um desejável equilíbrio entre essas áreas, devemos saber administrar nossos desejos e estabelecer metas e objetivos para o desenvolvimento da qualidade em nossas vidas.

Ter qualidade de vida é estar bem consigo e com o mundo que o rodeia; é investir em saúde e desenvolvimento intelectual. Quem não está bem consigo não consegue estar bem com ninguém. Se um vendedor não está bem fisicamente, ele se cansa fácil, está sempre parecendo ofegante e indisposto perante o cliente e, muitas vezes, não dá conta de cumprir sua meta de visitas diárias ou semanais.

Imagine a cena cômica, mas muitas vezes real, de um vendedor subindo alguns degraus de uma escada com sua pasta e mostruário para uma visita de vendas e, quando chega perante o comprador, tem de ser abanado, pedir um copo d?água ou um momento para recuperar o fôlego para poder dizer um simples bom-dia ou boa-tarde.

Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma boa alimentação prepara seu corpo para os desafios do dia-a-dia e faz você se sentir mais leve como pessoa. Para ser uma pessoa de sucesso, precisamos aparentar ser pessoas de sucesso. E a preocupação com a saúde talvez seja a primeira atitude a ser gerenciada para quem busca qualidade de vida.

Além da saúde física, temos de realizar manutenção constante em nossa saúde familiar, afetiva, cultural e social, a fim de estarmos equilibrados para enfrentar nossos constantes desafios. Se o vendedor não está bem com sua família, como poderá estar bem com o mundo? Se ele não cuidar da saúde cultural, estando atento a novidades, lendo constantemente e crescendo intelectualmente, como poderá manter um diálogo de qualidade com seus clientes quando o assunto foge um pouco do que se refere ao produto propriamente dito?

Preste mais atenção em si. Para ser um campeão de vendas, é necessário preparar-se; e essa preparação inclui muito mais que ter um bom produto com um preço competitivo. Conheça-se melhor, respeite-se mais, cuide bem si. Para vender mais, é preciso saber viver.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima