Nas principais cidades do país existem empresas que conseguem demonstrar, na prática ? porque é só na prática que isso é possível ? que qualidade não tem preço. Nas principais cidades do país existem empresas que conseguem demonstrar, na prática ? porque é só na prática que isso é possível ? que qualidade não tem preço. Empresas que fazem as pessoas, independente do valor da conta ou tíquete do caixa, voltarem para suas casas sorrindo. E quando relatam a experiência, diante do espanto dos ouvintes sobre o preço pago, sorriem e dizem algo como: ?Caro, mas vale a pena?, ?Sempre que precisar só vou comprar essa marca? e ?Só vou contratar os serviços de fulano?.
Em 1926, quando terminou a faculdade de medicina, o Dr. Gastão Fleury da Fonseca comprou um pequeno laboratório no centro de São Paulo. Dez anos depois, ingressou na sociedade o Dr. Walter Sidney Leser. E, finalmente, em 1951 o laboratório fundiu-se a um outro pertencente a um grupo de médicos, também jovens, complementando o cardápio de exames do Fleury. Desde então, não parou de inovar, sendo sempre irrepreensível na sua forma de atuar, e, por isso, benchmark obrigatório em termos de qualidade em prestação de serviços.
Gestão inovadora ? Enquanto outros laboratórios da mesma época ficavam pelo caminho, muitas vezes em decorrência de uma estrutura familiar e falta de profissionalização, o Fleury também inovou em termos de gestão, referenciando-se nos partnership (parceiros) adotados por outros prestadores de serviços, como escritórios de advocacia, dividindo a totalidade do capital entre 19 médicos sócios, com aposentadoria compulsória aos 65 anos e sem a intromissão das famílias e herdeiros.
Falando aos alunos da terceira turma do MBA em Marketing da Madia Marketing School, o diretor-superintendente do Fleury, Ewaldo Russo, deu um excepcional exemplo do moderno e verdadeiro conceito de preço, e que qualidade não tem preço. Contou que, anos atrás, foram chamados por um renomado hospital da cidade de São Paulo, que desejava confiar ao Fleury seu laboratório porque estava insatisfeito com o terceiro que o administrava. Quando o Fleury apresentou a proposta, o custo dos exames era quase 50% mais caro. Assim mesmo a proposta foi aceita e, no final do primeiro ano, o total desembolsado pelo hospital foi 20% menor que no ano anterior, mesmo os exames sendo muito mais caros. E a razão era porque cada exame era feito uma única vez, ou seja, como nos ensinou o fundador da Tetra Pack, há mais de 70 anos, Ruben Rausing: ?Não importa quanto custa um produto, desde que economize mais do que o a mais que custa?.