Quando é ruim crescer

Um estudo sobre os perigos do crescimento de uma organização Um estudo sobre os perigos do crescimento de uma organização

O sucesso nos negócios sempre traz crescimento, reconhecimento, recompensas e uma série de novos problemas. Quero compartilhar com vocês os perigos pelos quais a maioria das empresas passa conforme crescem. Mas não se assuste: também mostrarei algumas soluções que foram empregadas com sucesso por empreendedores e empresários, para você se proteger dos perigos.

1. Não há talentos experientes disponíveis para contratação

Recrutar e selecionar as pessoas certas é um dos maiores desafios para qualquer empresa em crescimento. Mas se há um problema, há uma causa. E, nesse caso, previsível. Empreendedores e diretores não têm tempo de pensar nos passos iniciais para encontrar o talento certo. Eles não têm tempo para definir exatamente o que querem que a nova pessoa faça. Nem de definir que qualificações o candidato dos sonhos deve ter. Eles não têm tempo para sair às ruas, acionar conhecidos e outros empresários, de usar sua rede de contatos para encontrar possíveis funcionários. E pior, não têm tempo para fazer uma entrevista decente ou para analisar os dados das pessoas entrevistadas. Não é de se admirar que tantos recém-contratados revelem-se uma decepção!

Soluções ? Sim, serviços de recolocação profissional (headhunters) custam dinheiro, mas podem beneficiar sua empresa de várias maneiras. Por exemplo: empresas sérias desse setor exigem que você pense com seriedade e disciplina no tipo de pessoa que você quer contratar. Quais serão suas responsabilidades e que habilidades ela deve possuir. Os melhores serviços também farão você definir um perfil de formação cultural da pessoa, planejamento de quanto você espera crescer nos próximos anos e quanto a pessoa a ser contratada deve contribuir para o crescimento. Não são perguntas à toa. A maneira com que a pessoa foi criada e suas experiências ajudam a formar o perfil mais conservador ou arriscado, e isso influi no crescimento.

Por exemplo: certo provedor de internet, nos Estados Unidos, tende a contratar pessoas mais velhas, contrariando a prática daquele mercado. Seu presidente explica: ?Descobrimos que esse tipo de profissional escuta melhor e gerencia ele próprio e os outros melhor do que os jovens profissionais?. Criaram um diferencial. Agora, se você não encontra o profissional que deseja, não há escolha a não ser desenvolver as pessoas que já trabalham com você. Muitos empreendedores e empresários não têm idéia de como fazer isso. Notável exceção à regra é a consultoria Agency.com. Ali, cada pessoa tem um mentor que a ajuda a se encaixar e crescer na empresa. Juntos, mentor e protegido, identificam oportunidades na empresa e objetivos do recém-contratado, traçam planos de utilizar as qualidades e competências do novato da maneira mais eficaz possível. Além dos benefícios óbvios, o novato sente que a empresa se preocupa com seu sucesso, um fator motivacional muito importante.

2. Você não pode pagar o salário das pessoas certas

É uma luta manter o fluxo de caixa no azul. Como, então, você trará aquele diretor ou gerente dos seus sonhos, podendo pagar tão pouco? Não é um problema para ser deixado de lado. Quanto mais sua empresa cresce mais essa situação será comum.

Soluções ? Primeiro, lembre-se de que diferentes pessoas reagem de maneiras diferentes e podem contribuir para sua empresa de maneira diversa. Geralmente, jovens valorizam oportunidades de aprendizado, desafios e pouca burocracia. Aqueles com longas carreiras em empresas tradicionais, muitas vezes, também querem dar uma oxigenada e podem aceitar trabalhar por menos do que você pensa, se encontrarem o ambiente, os desafios e a liberdade certos. Você pode atrair pessoas de talento ao oferecer um sólido terreno para suas contribuições. Salário importa, mas para quem já tem uma carreira consolidada, outros fatores podem pesar bastante.

3. Como organizar pessoas

Criar, separar, fundir departamentos, desenhar linhas de chefia e responsabilidades. Isso é só o começo de uma organização estrutural. Enquanto ela soluciona muitos problemas, cria outros. Através dessa organização, você diz às pessoas quem elas são, como são avaliadas e com quem devem falar. Ela limita interações e desaponta muitos. É bom ouvir um especialista antes.

Soluções ? Primeiro, contrate um especialista na área. Depois, lembre-se de que os empregos e funções devem se adaptar às pessoas e não o contrário. Crie um processo eficiente e simples para que todos possam saber como estão indo e o que podem fazer para melhorar. Há uma fina linha entre burocracia e deixar seus funcionários sem feedback. Problemas sempre vão aparecer, são inevitáveis. Ensine seus funcionários a negociar conflitos e conseguir um ganha-ganha (a única maneira da organização ganhar). Leia livros sobre o assunto. Leve-os a palestras. Faça teatrinhos. Desenvolva a habilidade de negociação.

4. Você não reconhece mais a sua empresa

Todo empreendedor afirma que sua empresa será um bom lugar para trabalhar. Divertido, relaxado, que valoriza o esforço individual. Onde todos trabalham o tempo que for necessário, todos os dias são cheios de energia, grandes idéias e sem necessidade de supervisão. Onde todos decoram seus locais de trabalho à vontade e onde, miraculosamente, todo o trabalho é feito e os negócios e clientes não param de aparecer. De repente, esse empreendedor se vê no meio de um local de trabalho que não é divertido nem simples nem possui energia criativa. Novas pessoas entram, novas práticas precisam ser criadas, procedimentos precisam ser alterados, as pessoas mais antigas vão para outros lugares da empresa para fazer coisas diferentes. É claro que a cultura muda.

Soluções ? Cultura organizacional é uma coisa engraçada. Diretores e gerentes não podem criá-la. Ela se desenvolve através da interação entre as pessoas e das pessoas com as suas tarefas do dia-a-dia.

É preciso diagnosticar os fatores da cultura que você tem no momento. O que motiva as pessoas que você contrata e que valores elas carregam? Uma vez terminado esse diagnóstico, veja que normas e procedimentos você pode mudar em sua empresa que podem afetar a cultura positivamente.

Conclusão

Você tem algumas soluções. Eu recomendo que você reveja sua rotina nas próximas semanas para focar em sua organização e analisar esses problemas. É recomendável um olhar de fora para ajudar nessa tarefa. Para quem não quiser investir em consultores, nesse ponto, um ex-colega de faculdade é uma boa opção. Discuta com essa pessoa a situação de sua empresa e tentem descobrir como ela chegou naquele ponto. Examine suas decisões, os novos negócios e novos funcionários da empresa e como eles afetam o quadro geral da companhia.

Próximo passo: ouça com foco. Fale com as pessoas-chave de sua empresa e escute o que elas têm a dizer, suas preocupações e idéias para o futuro. Faça perguntas gerais e abertas. Dessas pessoas, extraia as mais motivadas e empreendedoras, aquelas que você sabe que não têm medo de mudar as coisas. Discutam novas diretrizes para a empresa, se necessário. Esse pequeno grupo, se trabalhar bem, dando o exemplo e insistindo em novas rotinas, pode contaminar a empresa inteira e mudar sua direção e história. Aqui é outro momento em que um consultor ou outra ajuda externa seria bem-vinda.

E isso é só o começo. Conforme a empresa cresce, o trabalho de um líder muda. O tempo deve ser dedicado cada vez mais para fazer a sintonia fina do negócio para aproveitar as oportunidades do mercado.

Algumas questões para sua consideração

1. Como sua empresa identifica e reforça os valores e comportamentos que contribuem para o crescimento?

2. Que dificuldades devem ser superadas para o próximo passo de sua empresa?

3. Que tipos de problemas culturais você enfrenta?

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