Quando o cliente não volta

Estar com a loja aberta e vender o mês todo pode não significar muito, quando consideradas a sobrevivência e o crescimento da empresa. É impressionante o número de clientes que entra nas lojas e não retorna. Às vezes, um simples fato no atendimento pode fazer com que eles não voltem a sua empresa. É interessante observar que, na maioria das vezes, o cliente pesquisa apenas a primeira vez antes de comprar. Depois, as compras podem se tornar uma rotina naquele estabelecimento. Mas nem sempre isso é regra.

Muitas empresas têm o computador como uma ferramenta muito importante, mas nem sempre sabem usá-lo. Limitam-se em preocupar-se com a data de aniversário, cadastrar os clientes e não saber utilizar os dados na tentativa de vender mais sempre. Muitas empresas têm até programas de fidelidade, mas esquecem de acompanhar o cliente nas suas futuras compras.

Estar com a loja aberta e vender o mês todo, o que você considera dentro dos padrões, pode não significar muito, quando temos de considerar a sobrevivência da empresa e crescimento. A concorrência existe e, muitas vezes, trabalhando com profissionalismo suas vendas.

Todos sabem que precisam vender. Porém, poucos sabem como fazer, e o mais importante: manter clientes. Então vamos lá:

1. Capacitação ? O primeiro ponto é ter o seu pessoal preparado. Não só preparado, mas também fazendo o que gosta, feliz em trabalhar na sua empresa.

2. Motivação ? É essencial que sua equipe esteja motivada. E a motivação não vem da venda, pois ela normalmente acontece pela motivação de quem vende.

3. Ganhos ? Pagar em dia é básico, mas ter uma política de crescimento profissional pode ser tudo. Se na sua empresa não há chance do empregado subir na hierarquia, muitas ações podem ajudar, como uma premiação por objetivo alcançado. É importante não ficar aguardando que esse tipo de trabalho venha exclusivamente de seus fornecedores. Você, como empresa, tem de trabalhar essa ferramenta individualmente.

4. Gerência ? Ter um gerente motivado e capaz de fazer a gestão do seu pessoal, com reuniões periódicas, informações de dados e comparativos, capaz de observar quando uma peça tem de ser substituída. E o mais importante: saber o momento de dar uma sacudida na equipe. Para a empresa andar, o exemplo deve começar lá em cima. A maior força tem de ser a cabeça e, nesse caso, entra você como dono. Quantas vezes você falou da importância de seu gerente para sua empresa e para você? Qual foi a última vez que você o elogiou em público? E o muito obrigado e os parabéns, depois de um negócio fechado? Faz tempo? Ele também precisa de reconhecimento. Na verdade, ele precisa dessa ferramenta chamada motivação externa.

5. Fidelização ? Voltando ao que começamos a falar neste artigo. É fundamental usar a ferramenta da informática para identificar onde você está cometendo erros, quantos clientes você tem no seu cadastro, quantos não estão mais comprando e há quanto tempo isso está acontecendo. Uma vez, recebi um telefonema de um fabricante de pneus porque eu havia comprado determinada marca. Adorei o telefonema! Só que já faz alguns meses, e já troquei os pneus, por sinal em outra loja. Mas o fabricante e muito menos a loja me ligaram para saber porque eu não voltei mais lá. Eles deveriam saber, aproximadamente, em que período que eu deveria fazer a próxima troca de pneus. Lamento! Comprei em outra loja e, na verdade, nem houve um motivo especial.

Então, estar com a loja aberta e vendendo não significa dizer que você vai crescer e, quem sabe, continuar por muito tempo.

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