Se vocĂŞ quiser ter muito sucesso, ame as pessoas e pense nelas. Elas perceberĂŁo a sinceridade quando estiverem em sintonia com os seus sentimentos Para ser um lĂder Ă© preciso comunicar para a mente, o coração e as mĂŁos das pessoas. Quando ouvi essa frase do grande guru Blaine Lee, em uma conferĂŞncia da HSM Group, no final do ano passado, ficou claro que a semente que sempre trouxe comigo de forma empĂrica nĂŁo estava indo por caminhos tortuosos. SĂł faltava mesmo fundamentá-la um pouco melhor com atitudes no dia-a-dia, que muitas vezes se tornam truncadas pela simples razĂŁo de existirem quando se tenta entrar no cotidiano da prática da liderança de equipes nĂŁo-lineares.
Temos de entender que a realização só se faz e só acontece por meio das pessoas. E elas precisam de informações para ter noções e assumirem adequadamente as suas responsabilidades. Aliás, a responsabilidade é uma via de mão dupla e tem uma importância muito grande em todos os processos das empresas. Mas ninguém percebe isso quando você não comunica. E não estou falando de cartazes, e-mails, memorandos internos ou jornais-murais, os quais, diga-se de passagem, têm suas funções para a comunicação corporativa e são eficazes.
Decisões compartilhadas ? Como lĂderes, ao comunicarmos qualquer informação, desde a mais irrelevante Ă quela que vai mudar toda a estratĂ©gia de trabalho, precisamos estar cientes de que devemos olhar nos olhos de cada um, explicar o porquĂŞ das coisas, fazer com que entendam a importância que tĂŞm em todo o processo. Haverá uma grande diferença no resultado final caso essa comunicação venha recheada de ruĂdos, sombras ou tempestades. E como fazer isso sem parar os processos, sem fazer com que as pessoas percam em produtividade, sem interromper o trabalho que estĂŁo realizando, muitas vezes apenas para comunicar que o horário dela vai mudar a partir de amanhĂŁ?
Simplesmente perguntando a que horas fica melhor para ela trocar uma idéia com você, dizendo que tem algo importante para decidirem juntos, mas que isso não pode atrapalhar a sua performance do dia. Certamente seu colaborador vai cooperar para encontrar um horário rapidamente e estará na sua sala muito antes do previsto. E o que era para ser um comunicado, pode se tornar uma solução, quando você faz com que as pessoas participem das decisões e opinem sobre elas.
Poderes e atribuições ? Se vocĂŞ quiser ter muito sucesso, ame as pessoas e pense nelas. Faça com o coração, porque elas perceberĂŁo a sinceridade quando estiverem em sintonia com os seus sentimentos. Lembre-se de que sem envolvimento nĂŁo existe comprometimento. E o que isso representa? Representa deixar o ego do lado de fora, ter consciĂŞncia de que a vaidade sĂł atrapalha, saber que um lĂder nĂŁo pode se esconder quando as coisas vĂŁo mal, embora deva ser transparente, acessĂvel e lembrar de que as pessoas gostam de carinho, que tambĂ©m tĂŞm egos, mas que vocĂŞ nĂŁo precisa passar as mĂŁos na cabeça delas. Apenas falar a verdade e ter conhecimento dos seus riscos pode ser uma boa.
Conhecer seus limites, poderes e atribuições e fazer com que a equipe os conheça melhor do que vocĂŞ mesmo para poder servi-los Ă©, sem dĂşvida, um excelente ponto de partida para que tenhamos ordens claras com execuções precisas. Afinal, como sempre enfatiza o grande Bernardinho, ?lĂder Ă© aquele que tem princĂpios e valores que inspiram as pessoas?. E a comunicação ajuda a criar um ambiente com clima positivo no trabalho. Ă€s vezes, Ă© melhor trabalhar de forma inteligente do que trabalhar mais.
Como nosso guru Blaine Lee de bobo nĂŁo tem nada, faço das palavras dele as minhas frases finais para este artigo: ?saber e nĂŁo fazer Ă© nĂŁo saber. NĂłs, lĂderes, queremos a cabeça (a inteligĂŞncia), o coração (as emoções que geram comprometimento) e as mĂŁos (que executam). ?Tá vendo sĂł como Ă© fácil?? Quando alguĂ©m explica, todo mundo entende.
Cinco dicas para lĂderes aplicarem com suas equipes de trabalho:
1 ? Estimular a autoconfiança.
2 ? Satisfazer necessidades e nĂŁo vontades.
3 ? Fornecer aos liderados o que eles precisam, e nĂŁo o que querem.
4 ? Servi-los e nĂŁo querer que eles o sirvam.
5 ? Brigar muito mais por eles para brigar muito menos com eles.
Agradecimentos especiais: HSM Group