Quanto vale o que eu sei?

Analise o conhecimento que seus funcionários detêm e dê valor a eles. Motive-os, pois esses conhecimentos fazem com que sua empresa ocupe melhores posições no mercado de atuação. Nos tempos da revolução industrial, os donos dos negócios acreditavam que somente as pessoas da nobreza ou de grande poder é que podiam ser administradores. Acreditavam ainda que a prática, mesmo sem o necessário embasamento teórico, era suficiente para tocar o negócio. Assim nasceu a administração científica, cujo pai foi Taylor. Muitos anos se passaram até que os donos de negócios começaram a perceber que sem uma teoria não iriam longe, principalmente porque o consumo aumentava e a produção era pouca, o que exigia grandes mudanças no quesito quantidade. Hoje, sem o conhecimento, nada se produz. E quanto vale o que eu sei?

Uma amiga comentou que uma funcionária que sabia administrar determinado setor da empresa em que trabalhava foi embora e levou consigo a ?memória? daquilo que fazia. Ficaram os manuais, mas ninguém sabe interpretá-los, quanto mais tocar o negócio para frente. Aqui há um erro enorme que acontece até hoje nas empresas, por não treinar novos funcionários, substituir os antigos e promovê-los a postos diferentes. Quando um não vem, a empresa pára.

Quanto está valendo o que você sabe? Já parou para pensar sobre esse assunto? Se for para quebrar uma empresa, o elemento-chave, saindo da mesma, vale ouro. Se for para uma promoção e esse que for promovido não soube ensinar outro em sua função ou se a empresa não tem um treinamento para essa substituição, nada vale, porque não soube ensinar outro.

Realmente as pessoas têm valor pelo que sabem ensinar. Se um ofício tiver poucos que o saibam fazer, em pouco tempo ele desaparece. É como uma língua de uma tribo indígena. Se os filhos não aprendem, ela morre.

Quanto vale o que eu sei? Se for para uma empresa igual à minha, mas de menor atuação, posso valer bastante, desde que o quê eu sei possa alavancar novas vendas à nova empresa e que, com essas vendas, ela supere a empresa rival. O meu conhecimento gera dividendos. Ficar com a mesma posição, o mesmo valor em vendas e ainda ter de bancar um novo funcionário é gol contra.

O que eu sei vale muito se for corretamente aplicado na função certa. Muitas vezes as empresas, para diminuírem custos, contratam ou remanejam pessoas sem a qualificação, sem o conhecimento e sem as condições mínimas necessárias, achando que com isso vão continuar produzindo com menos custos. Logo o economizado vira a canoa e todos se afogam nas dívidas.

Analise corretamente o conhecimento que seus funcionários detêm e dê valor a eles. Motive-os e verá que esses conhecimentos geram dividendos e que sua empresa ocupará melhores posições no mercado em que atua. Como fazer isso? Gestão de pessoas através de uma excelente administração de recursos humanos. Sua empresa é pequena? Mesmo assim, coloque as pessoas certas nos lugares certos e pague, pelo menos, acima da média, desde que essa média tenha um desvio padrão pequeno. Se for alto, as extremidades terão grande distância e o rendimento será prejudicado.

Gerir pessoas é a competência do século XXI. Quem o sabe fazer tem a faca e o queijo nas mãos. E agora, você sabe o quanto vale?

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