Essa é a primeira pergunta que uma empresa deveria fazer a si mesma, antes de lançar qualquer produto no mercado. Essa é a primeira pergunta que uma empresa deveria fazer a si mesma, antes de lançar qualquer produto no mercado.
Mais de 60% dos novos produtos desenvolvidos são abandonados antes de chegarem ao mercado. 40% dos produtos que chegam ao mercado consumidor não conseguem gerar lucros esperados e, então, são retirados do mercado. Assim, três quartos de todo o dinheiro investido no desenvolvimento de novos produtos são perdidos por resultarem itens que são fracassos comerciais. Isso ocorre porque hoje não se desenvolve nenhum tipo de produto/serviço sem que seja realizada uma pesquisa mercadológica que identifique quais são as reais necessidades do mercado consumidor.
Muitas empresas, com pouca visão estratégica de negócios, acreditam que investir em mídia (propagandas), para criar necessidades, é mais vantajoso do que investir em pesquisa de mercado para identificar as referidas necessidades. Isso é um erro, pois não basta ter idéias e crer que o produto é bom a ponto de todos comprarem, o que se deve saber é o que o mercado quer comprar e quais são as suas expectativas.
Um outro motivo do alto índice (mais de 60%) desse abandono de novos produtos, ocorre em virtude da pesquisa de mercado que pode, em muitos casos, apontar resultados diferentes dos esperados pelas empresas. Assim, essas empresas, não compreendendo os resultados da pesquisa de mercado, que podem conter informações valiosas de outras novas oportunidades, abandonam o produto antes mesmo de lançá-lo no mercado
Finalizando, enfatizo a necessidade de se ouvir o mercado (nossos possíveis clientes), fazendo a pesquisa mercadológica, que não tem como obrigatoriedade garantir 100% de sucesso, mas sim condições de amenizar o insucesso. Assim, a empresa que tiver essa atitude, certamente irá produzir e inovar mais gastando menos, resultando em uma melhor eficácia x eficiência.
Algumas razões para realizar uma pesquisa de mercado:
» Identificar novas oportunidades de mercado.
» Identificar fraquezas de concorrentes.
» Identificar a demanda de mercado para o novo produto, e com isso reestruturar a empresa nas áreas de recursos humanos, físicos, tecnológicos e financeiros, de modo a torná-la capaz de suportar essa demanda.
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