Que profissional admirável!

Conheça as características de um profissional de vendas admirável e tenha sucesso em sua carreira Durante todo o tempo que trabalhei com vendas, ouvi de muitos vendedores elogios de alguns profissionais que possuíam características que os diferenciavam das pessoas comuns, por exemplo: grande capacidade de trabalho, organização, facilidade de relacionamentos e comunicação, que sempre contribuíam para boas vendas, em face da conquista e manutenção de clientes ser um processo natural de pessoas especiais.

Sempre que alguém fazia esse tipo de comentário perguntava por que não se espelhar nessas pessoas com o objetivo de fazer o mesmo? E, quem sabe, depois superá-las? Mas as respostas que obtinha eram: ?Um dia ainda vou ser assim?, ?Um dia farei igual?, etc. Entretanto, tinha certeza de que esse dia nunca chegaria, como de fato nunca chegou para esses profissionais.

Por que eu tinha essa convicção? Porque ?um dia? não combina com os princípios das metas pessoais e profissionais, pois para que se atinja uma meta é fundamental o fator data, além da definição clara do que se quer. Tem de determinar o dia de começar e o dia de se concluir. Fora isso, não é meta, continua sendo apenas sonho.

No meio empresarial é comum fazer um comparativo do seu produto/serviço, ou mesmo da sua empresa, com o concorrente, tendo como objetivo de ser melhor e superá-lo. Verificar qual o caminho percorrido por ele para alcançar o nível máximo da qualidade não significa simplesmente copiar o concorrente, como muitos fazem e depois não se diferenciam em nada e sim descobrir como eles fizeram, que métodos utilizaram, como chegaram lá e o que fazer para ultrapassá-los.

Aí é importante o uso da criatividade para não ficar no mesmo, como acontece com os programas de televisão que ao serem copiados só mudam de nome e protagonistas.

Esse processo, chamado de benchmarking, quando bem-feito, faz a diferença entre as empresas: em produtos, fabricação, atendimento a clientes, desempenho de equipes, vendas, logística, etc. Quando malfeito, é apenas querer copiar e ser mais um no mercado.

Conta-se como exemplo de sucesso a Ford, que, ao projetar a fabricação do automóvel Taurus, desmontou vários carros dos concorrentes para descobrir como eram feitos, suas características, qualidades e componentes utilizados, a fim de superá-los, obtendo êxito nas vendas e satisfação dos clientes.

Para os profissionais que vivem na eterna admiração, por que não fazer também um benchmarking? Não somente com a intenção de imitar as pessoas de sucesso, mas para descobrir como chegaram lá e o caminho que devem percorrer, que, sem dúvida, não será fácil. Pois, para se alcançar algum sucesso na vida, tem de estar disposto a sacrifícios, sem os quais não irá se destacar das pessoas comuns, que sempre almejam o topo sem querer enfrentar dificuldades.

É importante que você ao se iniciar em uma atividade ou profissão, esteja inspirado em alguém de sucesso, seguindo depois o seu próprio caminho. Quantos jogadores de futebol que alcançaram o sucesso tiveram o Pelé como ídolo no início de suas carreiras? Quantos artistas famosos hoje não começaram a vida imitando aqueles calejados e consagrados? Porém, se não se definissem com o objetivo de conquistar seu próprio espaço com base nas suas competências e personalidades jamais chegariam lá.

O mesmo processo deve ser feito pelo profissional de vendas, a fim de que ele se destaque da multidão de vendedores. Em primeiro lugar é interessante se mirar em pessoas bem-sucedidas em vendas e depois verificar o que elas fizeram para chegar lá. Com certeza, você descobrirá que foram necessários anos e anos de estudo, dedicação e aprimoramento, e não simplesmente o exercício da profissão somente através da prática, como muitos insistem em fazer. Deve-se imitá-los estudando, preparando-se constantemente, adotando como hábito ser um eterno aluno na escola da vida e da venda, e a partir disso seguir o seu próprio caminho rumo ao estrelato.

Há pessoas que dizem que não se deve imitar e que cada um tem de cuidar da sua vida, esquecendo a dos outros. Que imitar é falta de personalidade, criatividade e inveja. Particularmente, não compartilho com esse pensamento. Concordo com a idéia quando o caso é copiar só por copiar, nada sendo feito no sentido de melhorar, mas em compensação não se consegue um diferencial.

Inicialmente inspirar-se em alguém já consagrado e depois caminhar com suas próprias pernas, com personalidade e humildade para ser reconhecido, é o caminho mais seguro para o sucesso. E geralmente as pessoas de sucesso, mesmo quando estrelas, ficam satisfeitas quando outras chegam ao topo tendo-as no início como espelhos, porque também começaram assim, razão pela qual sabem ser humildes.

Já pensou se as pessoas conseguissem realizar seus sonhos sem dificuldades, sem exercer esforços? Como seriam suas vidas? Certamente, não seriam felizes e iria imperar a monotonia, pois como diz o velho ditado: ?Tudo na vida só tem valor quando é conseguido com sacrifício?. O bom é correr atrás, brigar, procurar fazer mais e melhor do que os outros. Superar-se e se destacar dos demais, fazendo com que elas sejam preciosas nas empresas e aos que rodeiam, chegando a ponto de serem consideradas insubstituíveis.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima